SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 18 de julho de 2011

"DESABAFO"

O que está acontecendo com a velha princesa? As notícias que de lá chegam deixam cada vez mais partido esse meu coração xapuriense. Abaixo, segue na íntegra o texto do jornalista Silvio Matinello, um dos mais respeitados do Acre e diretor do jornal de maior circulação do estado, A Gazeta. Em algumas palavras o jornalista faz um desabafo que, sinceramente, me deixou entristecido e envergonhado.

Um desabafo:

* depois de alguns anos, voltei na última quarta-feira a Xapuri.

* A intenção era colher algumas informações para uma publicação sobre alguns detalhes que ficaram obscuros sobre Chico Mendes.

* Cheguei às 2 horas da tarde. Fui direto à casinha onde ele viveu e foi assassinado.

* A mesma casinha que no dia seguinte ao assassinato, chegamos o delegado Nilson Oliveira e eu e o sangue ainda estava escorrendo quente no assoalho.


* Passou por uma pintura nova nas cores originais, mas estava fechada.

* Fui ao Museu Chico Mendes, ao lado.

* Também fechado.

* Fui à Casa de Leitura Chico Mendes.

* Também fechada.

* Atravessei a rua e bati na porta da Fundação Chico Mendes.

* Ninguém respondeu. Fechada.

* Presumindo que ainda era cedo, hora do almoço, da sesta, fui a uma pousada a cerca de 300 metros, localizada na mesma rua.

* Às 4 horas, voltei e fiz a mesma peregrinação.

* Continuavam a casinha, o museu, a casa de leitura, a fundação, todos fechados.

* Lembrei, então, de ir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ao lado da Igreja matriz, para saber o que estava acontecendo.


* Também fechado.

* Para não perder a viagem, fui até à chamada Casa Branca, onde estão algumas peças de museu interessantes...

* ...como um pedaço de pão petrificado que os índios faziam e esqueciam quando se mudavam;

* um jornal antigo, de 1918, que saudava a visita de um americano na cidade e outras raridades.

* Merda! Também fechado.

* Voltei à pousada e o dono, enfim, explicou o que está acontecendo.

* Segundo ele, há meses que a casa, o museu, a fundação, a casa de leitura Chico Mendes estão fechados.

* Que frequentemente chegam turistas dos mais diversos países para visitar e perdem a viagem.

* Ele mesmo preparou um jantar para vários turistas estrangeiros, sob encomenda da Fundação Chico Mendes. Comeram, beberam, se fartaram.

* Até hoje, porém, ele não sabe a quem se dirigir para cobrar pelo serviço, porque não aparece ninguém.

* Programado para passar dois dias pesquisando, voltei pra casa, triste, desalentado, sangrando por dentro, mas também indignado.

* Não foi para acabar assim que eu e tantos outros passamos por todo tipo de privações, às vezes correndo até risco de morte, para apoiar, divulgar a luta de Chico Mendes.

* Contudo, ainda tenho esperanças que Ilzamar, que sempre a respeitei muito, corrija essa situação vexatória em memória do seu, do nosso Chico Mendes.

* Aos 37 da coluninha, data vênia pelo desabafo de um veterano jornalista que ainda acredita em utopias.

Silvio Martinello

Um comentário:

  1. Caro Maxwell se uma pessoa que não é de Xapuri se sente dessa meneira, imagine vc, nós xapurienses, que nascemos e crescemos em nossa cidade. Pobre de nós se não fossem vcs blogueiros de Xapuri, verdadeiramente nossos representantes. Quando defendemos nossa terra fazendo críticas, pq esta faz parte do Estado Democrático de Direito e é parte da Democracia, somos acionados judicialmente por pessoas que se dizem representantes do povo. Esses são os representantes que o povo de Xapuri escolheu, como diz o velho ditado: o povo tem o governante ou representante que merece. Verdadeiramente representantes do povo são vcs blogueiros que mostram a realidade de nossa cidade sem máscara. Mesmo de longe acompanho todas as notícias de minha cidade pq o sangue de Xapuriense corre nas minhas veias. Foi aí que dei os primeiros passos para conseguir o legado educacional que tenho hj. Meus professores, meus amigos, minha família a todos esses devo tudo o que sou e o que tenho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir