SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Carnaval em Xapuri


No último fim de semana estive em nossa querida Xapuri para rever amigos, familiares e para brincar o carnaval. Como de costume, a visita à nossa velha princesa me proporcionou prazeres que só desfruto por lá: A sensação de ar mais puro, a impressão quase certa de conhecer "todo mundo", a famosa galinha ao creme da dona Enilza e dessa vez, pra fechar com chave de ouro, um delicioso jabuti oferecido pelos amigos da família Farias (Ernildo, Ana, Moema, Maísa, Thiaguinho, Tadeu e Nego).

O carnaval desse ano não foi o melhor, mas certamente também não foi o pior em termos de organização e participação popular, elencarei abaixo algumas impressões gerais e pessoais que tive sobre a realização da festa momesca:

Público: Cheguei em Xapuri na tarde do domingo, o que me fez, segundo relatos de amigos, perder a melhor noite da festa, o sábado. Nas noites em que brinquei o carnaval, a presença de público foi apenas razoável, principalmente se levado em consideração que nenhum dos municípios vizinhos promoveram o carnaval popular. Por algum motivo, talvez falhas na divulgação, a festa xapuriense não conseguiu atrair o público que poderia. 

Atrações: Ano após ano, independentemente da beleza do prefeito ou da cor da camisa que ele vista, tenho batido na tecla de que Xapuri precisa escolher melhor as atrações que animarão suas festas. Grandes atrações atraem grandes públicos, grandes públicos geram grande circulação de dinheiro e grande circulação de dinheiro gera lucro, dinheiro que fica na cidade, simples como andar de bicicleta. 

Bandas Locais: Sobre a participação das bandas xapurienses, gostaria de parabenizar os músicos da banda Frutos da Terra que, como sempre, deram conta do recado. A nota triste fica por conta da não participação da banda H- Uelem, a banda mais tradicional da cidade, que continua em atividade, mas que não foi lembrada neste carnaval. Aproveito para finalizar esse tópico apresentando aos nobres vereadores xapurienses uma ideia que tive ao saber que o H-Uelem não tocaria neste carnaval: Apresentar um projeto de lei municipal que torne obrigatória a utilização de todas as bandas locais que estejam em atividade (excluídos os conjuntos de teclado e voz) nos grandes eventos realizados pela prefeitura. Os motivos são óbvios, estes eventos são, talvez, as únicas oportunidades que os músicos xapurienses têm para mostrar o seu valor.

Segurança: O ponto de destaque do carnaval desse ano foi a calmaria com que a festa se desenrolou, o efetivo da Polícia Militar e os seguranças particulares contratados pela prefeitura garantiram a paz dos foliões e nenhuma grande ocorrência foi registrada.

Estrutura: A estrutura montada pela prefeitura também merece destaque, a área destinada à festa contou com ornamentação carnavalesca, praça de alimentação e banheiros para atender aos brincantes de forma satisfatória.

Política: O prefeito Marcinho Miranda vem demonstrando nesse início de mandato que não cometerá o pecado de ser prefeito e não fazer política, o "menino sorriso" andou e pulou pelo meio do povo distribuindo simpatia e abraços, além disso, o locutor oficial do evento não parava de repetir ao microfone os responsáveis pela realização daquela festa, citando nominalmente cada vereador da base aliada ao prefeito. Quem também distribuiu abraços e tapinhas nas costas no meio da folia foi o deputado estadual Manoel Moraes, que no próximo ano tentará a reeleição.

No geral, para um carnaval que nem iria acontecer, até que o saldo foi positivo e Xapuri mostrou mais uma vez o que tem de melhor: Seu povo alegre, educado e hospitaleiro.

Foto: Notícias da Fronteira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário