
Depois de muitos boatos que correram pelas vielas xapurienses sobre a realização ou não do carnaval fora de época de Xapuri, a prefeitura municipal confirmou o evento para os dias 10, 11 e 12 de setembro. A euforia pela divulgação da realização do Carnapuri 2010 se confronta imediatamente com um sentimento de tristeza e vergonha pelas "atrações" que a administração municipal escolheu para alegrar os foliões nos três dias de festa: Frutos da Terra, Babilônia e Arregaçaê.
Nada contra os artistas locais, acho até que em eventos como esse as bandas locais têm mesmo que se apresentar e mostrar o valor do músico xapuriense, mas não como atração principal, ninguém vai sair de Rio Branco, Brasiléia ou qualquer outro lugar para ir assistir, com todo o respeito, ao Babilônia tocar. Mais vergonhoso ainda é levar como a única atração de fora do município a banda Arregaçaê, nada contra essa banda também, mas num evento realizado com o mínimo de respeito ao cidadão xapuriense esse grupo faria no máximo um pré-show de alguma atração de verdade.
Estive conversando com vários amigos e familiares xapurienses e o sentimento é o mesmo: indignação e vergonha. Ou os cofres da prefeitura estão secos ou a equipe de eventos está de brincadeira, o povo xapuriense, por ser um povo alegre por natureza, merecia e queria bem mais que isso, ao menos uma atração de nível nacional, mesmo aquelas que não estão mais fazendo tanto sucesso e por isso nem cobram tão caro assim.
Em episódios como esse fico me indagando, por que será que tudo em Xapuri é mais difícil?? A prefeitura de Brasiléia que é de situação, assim como a de Xapuri, vem realizando ao longo dos anos o melhor carnaval fora de época do estado, não medindo esforços para trazer ano após ano as melhores atrações do axé nacional, como Margareth Menezes, só pra citar um exemplo. Estive recentemente em Feijó para prestigiar o Festival do Açaí, lá o prefeito que faz ferrenha oposição ao governo do estado trouxe só esse ano as bandas Tchê Garotos, Calcinha Preta e KLB, atraindo com isso milhares de pessoas de todos os lugares do estado e até de fora dele.
Se uma adminstração com a ajuda e o apoio do governo do estado consegue fazer o melhor carnaval fora de época e outra administração sem o apoio do governo consegue trazer de uma só vez três atrações nacionais, por que a administração xapuriense me vem com as atrações já citadas acima?? Não estou aqui secando o Carnapuri 2010, mas eventos assim não atraem visitante algum, somente os bravos filhos de Xapuri que não moram mais por lá e que por serem apaixonados pela terrinha não perdem a oportunidade de fazer uma visitinha para os amigos e familiares.
Como a crítica pela crítica é burra, deixarei abaixo algumas idéias para tornar o Carnapuri um evento com a grandiosidade que o xapuriense merece:
1- Mudança na data: O Carnapuri é realizado sempre simultaneamente com os festivais de praia de Plácido de Castro e de Fortaleza do Abunã o que acaba dividindo os acreanos entre os três eventos, Fotaleza do Abunã sempre acaba atraindo a maioria.
2- Parcerias: Para se fazer um evento de grande porte a equipe de eventos precisa buscar o apoio do governo do estado, mas também da iniciativa privada, se o evento valer a pena todo mundo vai querer ver sua marca associada ao mesmo.
3- Divulgação: Propaganda é alma do negócio, todos, de Assis Brasil a Cruzeiro do Sul, precisam saber da realização do evento. Para isso basta montar uma equipe para correr o Acre, não para fazer turismo, mas para atrair os foliões pra Xapuri, distribuindo pelas cidades cartazes, outdoors e vinculando nas rádios e televisões a realização do Carnapuri.
4- Atrações: É preciso mais carinho e responsabilidade na hora de escolher quem vai animar a festa, o espaço pra bandas locais não pode ser tirado, mas ao menos uma atração nacional é primordial para o sucesso do evento, um nome de peso atrai gente até de fora do estado.
5- Pensar Grande: Os organizadores do Carnapuri precisam parar de pensar no carnaval como apenas mais um evento cultural do município, é preciso pensar grande, colocar o Carnapuri no calendário cultural do estado, transformá-lo no evento do ano, um evento com bandas nacionais que traga para a cidade números recordes de foliões, todos ganharão com isso, prefeitura, empresários, visitantes e moradores.