SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CARNAPURI 2010


Depois de muitos boatos que correram pelas vielas xapurienses sobre a realização ou não do carnaval fora de época de Xapuri, a prefeitura municipal confirmou o evento para os dias 10, 11 e 12 de setembro. A euforia pela divulgação da realização do Carnapuri 2010 se confronta imediatamente com um sentimento de tristeza e vergonha pelas "atrações" que a administração municipal escolheu para alegrar os foliões nos três dias de festa: Frutos da Terra, Babilônia e Arregaçaê.
Nada contra os artistas locais, acho até que em eventos como esse as bandas locais têm mesmo que se apresentar e mostrar o valor do músico xapuriense, mas não como atração principal, ninguém vai sair de Rio Branco, Brasiléia ou qualquer outro lugar para ir assistir, com todo o respeito, ao Babilônia tocar. Mais vergonhoso ainda é levar como a única atração de fora do município a banda Arregaçaê, nada contra essa banda também, mas num evento realizado com o mínimo de respeito ao cidadão xapuriense esse grupo faria no máximo um pré-show de alguma atração de verdade.
Estive conversando com vários amigos e familiares xapurienses e o sentimento é o mesmo: indignação e vergonha. Ou os cofres da prefeitura estão secos ou a equipe de eventos está de brincadeira, o povo xapuriense, por ser um povo alegre por natureza, merecia e queria bem mais que isso, ao menos uma atração de nível nacional, mesmo aquelas que não estão mais fazendo tanto sucesso e por isso nem cobram tão caro assim.
Em episódios como esse fico me indagando, por que será que tudo em Xapuri é mais difícil?? A prefeitura de Brasiléia que é de situação, assim como a de Xapuri, vem realizando ao longo dos anos o melhor carnaval fora de época do estado, não medindo esforços para trazer ano após ano as melhores atrações do axé nacional, como Margareth Menezes, só pra citar um exemplo. Estive recentemente em Feijó para prestigiar o Festival do Açaí, lá o prefeito que faz ferrenha oposição ao governo do estado trouxe só esse ano as bandas Tchê Garotos, Calcinha Preta e KLB, atraindo com isso milhares de pessoas de todos os lugares do estado e até de fora dele.
Se uma adminstração com a ajuda e o apoio do governo do estado consegue fazer o melhor carnaval fora de época e outra administração sem o apoio do governo consegue trazer de uma só vez três atrações nacionais, por que a administração xapuriense me vem com as atrações já citadas acima?? Não estou aqui secando o Carnapuri 2010, mas eventos assim não atraem visitante algum, somente os bravos filhos de Xapuri que não moram mais por lá e que por serem apaixonados pela terrinha não perdem a oportunidade de fazer uma visitinha para os amigos e familiares.


Como a crítica pela crítica é burra, deixarei abaixo algumas idéias para tornar o Carnapuri um evento com a grandiosidade que o xapuriense merece:
1- Mudança na data: O Carnapuri é realizado sempre simultaneamente com os festivais de praia de Plácido de Castro e de Fortaleza do Abunã o que acaba dividindo os acreanos entre os três eventos, Fotaleza do Abunã sempre acaba atraindo a maioria.
2- Parcerias: Para se fazer um evento de grande porte a equipe de eventos precisa buscar o apoio do governo do estado, mas também da iniciativa privada, se o evento valer a pena todo mundo vai querer ver sua marca associada ao mesmo.
3- Divulgação: Propaganda é alma do negócio, todos, de Assis Brasil a Cruzeiro do Sul, precisam saber da realização do evento. Para isso basta montar uma equipe para correr o Acre, não para fazer turismo, mas para atrair os foliões pra Xapuri, distribuindo pelas cidades cartazes, outdoors e vinculando nas rádios e televisões a realização do Carnapuri.
4- Atrações: É preciso mais carinho e responsabilidade na hora de escolher quem vai animar a festa, o espaço pra bandas locais não pode ser tirado, mas ao menos uma atração nacional é primordial para o sucesso do evento, um nome de peso atrai gente até de fora do estado.
5- Pensar Grande: Os organizadores do Carnapuri precisam parar de pensar no carnaval como apenas mais um evento cultural do município, é preciso pensar grande, colocar o Carnapuri no calendário cultural do estado, transformá-lo no evento do ano, um evento com bandas nacionais que traga para a cidade números recordes de foliões, todos ganharão com isso, prefeitura, empresários, visitantes e moradores.




8 comentários:

  1. Parabens pela matéria, isso é uma vergonha pra xapuri e pra todos aqueles que não tem vergonha na cara de fazer de um evento que vinha se tornando aos poucos referencia no estado, virar uma verdadeira festinha de fundo de quintal...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maxsuel pela matéria. A população de Xapuri e seu visitantes precisam de algo melhor. Os responsáveis por esse carnaval, se pode ser chamado de carnaval, estão achando que dessa maneira, tudo estará uma maravilha no dia da festa. Porém, a indiginação é explicita entre moradores ... não substimando a capacidade e o talento dos artístas locais, mas repito, Xapuri precisa de algo melhor.
    Renato

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mesmo pela matéria,Xapuri a cada dia esta mais longe do progresso,quem falava em respeito para nossa princesinha esta faltando muito para a mesma,abraços primo.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua matéria. Expressa a verdade do que acontece em xapuri. E nos xapurienses nos envergonhamos de tudo isso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. XAPURI MERECE RESPEITO BIRA PREFEITO....Não era mesmo esse o jargão que os petistas, e isso inclui o nobre blogueiro que assina esse blog, cantarolavam nos quatro cantos de Xapuri.Pois é dois anos,digo 2 anos estão se findando e cadê o respeito ao povo de Xapuri, muito pouco ou quase nada está sendo feito para a melhoria efetiva da vida dos xapurienses,o carnapuri é só mais um exemplo da falta de respeito que a administração Todos por Xapuri tem com o povo.

    ResponderExcluir
  6. IMPRESSIONANTE QUANDO ALGUMAS PESSOAS,QUE NÃO VALORIZA A PROPRIA TERRINHA,E NEM AS PESSOAS QUE SE ESFORÇAM, PARA FAZER UMA FESTA SEM MUITO RECURSO,MAS COM UMA FORÇA DE VONTADE QUE SUPERA AS EXPECTACTIVAS,ENTRETANTO, VCS QUE QUESTIONAM AS BANDAS DEVERIAM APOIAR POIS TRAZER BANDA DA BAHIA SIGNIFICA TAMBÉM UMA FALTA DE RESPEITO COM AS PESSOA QUE SE ESFORÇAM PARA TRAZER UMA FESTA COM ANIMAÇÃO E ALEGRIA,QUE SÃO JUSTAMENTE OS PROPRIOS XAPURIENSE.

    ResponderExcluir
  7. Diferente do comentário acima, acredito eu que todos os comentarrios anteriores são de pessoas que nasceram e se criaram e por amor ou outra coisa ainda moram em xapuri, diferente daqueles que podem até ter nascido por aqui, mais a muito tempo só aparecem na cidade pra pedir voto para seus candidatos, porque depende disso pra continuar a vidinha boa em rio branco, ou pra encher a cara nas festividades que a cidade oferece em datas comemorativas, essas pessoas não tem conhecimento algum da realidade que se passa em xapuri, e o pior é que sabem dos recursos que o município recebe, que vale resaltar tem a administração caminhando lado a lado pelo menos em tese, do governo, e dizer que são poucos os recursos, que tem que se dar valor as bandas locais, amigo digo a você eu já fiz parte de bandas toquei em festivais de praia de xapuri amo essa terra e dou valor ao meu município, mais eu como todas as outras pessoas que comentaram antes de você, passamos o ano inteiro aqui no nosso município trabalhando e esperando melhoras que não chegam, talvez seria interessante que xapuri saisse da mesmisse, coisa que todos os outros municípios já fizeram e contratarem pelo menos uma banda de renome, te digo o porque, o turista vem sim pra se divertir e tomar umas e outras, mais uma atração de renome, eleva o ego do município também, coisa que necessitamos com urgência, claro a festa já passou foi boa, parabens aos musicos que deram conta do recado mais fica aqui algumas ideias de quem mora em xapuri e não sai mais daqui por nada nesse mundo....

    ResponderExcluir
  8. VC ESTÁ ENGANADO NÃO VOU PARA ENCHER A CARA,VOU PARA ME DIVERTIR E MATAR A SAUDADE DOS AMIGOS,ATÉ PORQUE GOSTO DE XAPURI E QUANDO TENHO ALGUMA FOLGA,vou para xapuri,aliás a vida boa que vc diz está resumido no meu trabalho QUE ME PROPORCIONAR REALIZAR AS COISAS QUE DESEJO,TENHO SIM VONTADE DE VOLTAR PARA MINHA CIDADE,INFELIZMENTE NÃO PODE SER AGORA,A VIDA NÃO E FACIL PARA QUEM TRABALHA ENTÃO NÃO DIGA ESSAS COISAS PARA MIM, SEMPRE TRABALHEI,LUTEI,PARA QUE AS COISAS MUDASSEM, E VOU SEMPRE LUTAR, PARA UM PROJETO MELHOR PARA O ACRE, ENTÃO SE ISSO E VIDA BOA,DIGO QUE MUITA GENTE TEM ESSA VIDA.

    ResponderExcluir