SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quinta-feira, 27 de maio de 2010

IRRESPONSABILIDADE




As fotos acima foram copiadas por mim do G1, o portal de notícias da rede globo, a matéria trata do pequeno Aldi Rizal, um menino indonézio de apenas dois anos, mas que apesar de ser um bebê já fuma cerca de 40 cigarros por dia. Autoridades chegaram a oferecer prêmios caso os pais conseguissem fazer o menino parar, mas a família alega que Aldi fica furioso quando é privado dos cigarros, além disso o pai, um alucinado irresponsável, diz não ver problema no fato de seu filho fumar desde os 18 meses de vida.


Onde esse mundo vai parar???

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO, TCC E ENTREVISTAS


Essa semana certamente irá durar mais do que as outras, pelo menos pra mim, mas isso tem explicação, é que no próximo fim de semana estarei fazendo uma das coisas que mais me dão prazer na vida, pegar o carro, colocar a família dentro e seguir viagem rumo à minha querida Xapuri. O motivo maior da minha ida é a saudade que sinto da família e a comemoração pelo aniversário do meu "grande" primo Warle Castelo, que estará apagando as velinhas dia 28, o que promete reunir toda a "Castelada" em sua festa na sede social do SINTEAC.

Nessa viagem unirei o útil ao agradável e além de matar a saudade de tudo e de todos aproveitarei para fazer algumas entrevistas relacionadas ao meu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC. Minha pesquisa, entitulada Xapuri e seus espaços de memória, faz um estudo dos principais espaços de memória existentes em xapuri, além de relacioná-los com a memória coletiva da população, é uma busca pelo resgate da memória xapuriense, não a oficial e dominante, mas a memória subterrânea, dos marginalizados e esquecidos.

Também irei aproveitar para levantar mais nomes e opiniões sobre a melhor seleção xapuriense de todos os tempos, além de me informar melhor sobre os problemas e avanços alcançados pela administração do prefeito Bira. Enfim, minha ida tem tudo pra ser bastante proveitosa e em meu retorno espero trazer muitas informações para postar nesse espaço.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MINHA LISTA


Estive pensando em o que postar nessa minha volta a este espaço após um breve período afastado por razões já explicadas em post anterior, várias idéias vieram à cabeça, mas não tem jeito, nesse ano importantíssimo os pensamentos todos estão ligados ao futebol, por causa da copa do mundo e a política, por causa das eleições de outubro. Sobre política ainda falarei muito aqui nesse período eleitoral, mas como a copa do mundo está mais próxima e o Brasil inteiro ainda comenta a lista do Dunga com os convocados para o mundial, resolvi fazer essa postagem sobre futebol, elaborando a minha lista de 23 jogadores que na minha modéstia opinião jogariam bem em qualquer copa do mundo.

Alguns jogadores presentes na lista abaixo não tive a oportunidade de ver em ação, outros pude acompanhar de perto seu talento para o futebol no campão da minha querida Xapuri, a lista é meio contemporânea, mas estou aberto a contatos via comentários e emails para melhorá-la. Conto com a ajuda de quem tem mais vivência no futebol xapuriense do que eu, quem sabe através deste blog possamos montar a melhor seleção xapuriense de todos os tempos.

Vamos aos nomes:

Goleiros: Badaró, Lau e Rubinho

Laterais: Zeca da Persília, Naldo (Juvenal), Santim e Paulo Sérgio

Zagueiros: Curica, Zé Augusto, Eri e Kebinho

Meias: Zeca da Emater, Gean, Léo, Mar (pézão), Ademir (baixinho), Esquerda, Julhinho Figueiredo e Júnior (Véi do rio)

Atacantes: Raimundinho Castelo, Eriberto, Carlos e Josemir

Comissão Técnica: Seu Mota, Calixto e João Simão

A minha lista está lançada, lembro que com a ajuda de todos ela pode e certamente será alterada, conto com a ajuda de vocês para montar a melhor seleção xapuriense de todos os tempos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

AUSÊNCIA

Como os leitores mais assíduos desse blog puderam notar estive ausente desse espaço na última semana, não por vontade própria ou por falta de idéias, mas por ter tido uma semana infeliz na qual entre outras coisas sofri um entorçe na mão direita, ficando impossibilitado de fazer minhas postagens. Nesse período de ausência recebi algumas cobranças por postagens, via telefone, email e msn, fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz ao perceber que apesar de novo o blog já possui um púclico fiel.
Obrigado a todos e agora que já consigo, mesmo que vagarosamente, digitar meus textos, irei agora descontar o tempo perdido e trabalhar nas próximas postagens.

terça-feira, 11 de maio de 2010

COMEÇOU A COPA


O povo brasileiro entrou de vez no rítimo da copa do mundo, na manhã de hoje o técnico Dunga anunciou a lista dos 23 convocados que irão representar o Brasil na África do Sul em busca do hexa-campeonato. Como somos 190 milhões de técnicos a lista não agradou a todos, muitas ausências foram reclamadas como a dos meninos da vila Neymar e Ganso, além de Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

A verdade é que a lista de Dunga é irrevogável e não terá alterações, a não ser em caso de contusões graves, verdade também é que o técnico brasileiro merece todo o respeito por parte de torcedores e imprensa já que ganhou todos os torneios que disputou ao longo desses 4 anos em que esteve na frente da seleção. Agora não é hora de ficar lamentando ou criticando por quem não foi, mas sim de abraçar e elogiar esses nomes convocados pelo comandante brasileiro, a seleção não é do Dunga, do Kaká ou do Robinho, a seleção é de todos nós, do povo brasileiro que torcerá de corpo e alma pelos 23 guerreiros que estarão na copa da África.

Nos próximos dias o Brasil inteiro se enfeitará, as ruas serão pintadas, as casas e muros decorados, as camisas compradas, o verde e amarelo tomará conta do país, é o sentimento patriótico desse povo sofrido que adora sua seleção, pois o futebol pra nós brasileiros não é só mais um esporte, é uma paixão nacional.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ECOTURISMO EM XAPURI


Foi inaugurado por autoridades estaduais e municipais em Xapuri o Eco Parque Ayshawa, parque florestal onde xapurienses e turistas do Brasil e do mundo poderão praticar arvorismo, um esporte radical e prazeroso que põe o homem em contato profundo com a natureza. O Eco Parque tem o maior circuito de arvorismo da região norte e seu projeto é de autoria do empresário Victor Pontes que também possui uma pousada no munícipio.

É gratificante ver que Xapuri, apesar de todas as dificuldades, ainda atrai projetos da iniciativa privada, sem dúvidas o Eco Parque tem tudo pra decolar pois une o espírito aventureiro à paixão pela natureza, além de explorar o que Xapuri tem de melhor, suas belezas naturais e a hospitalidade de seu povo. O Eco Parque entra na lista dos locais que não podem deixar de ser visitados nas idas à Xapuri, em breve estarei lá pessoalmente explorando meu lado aventureiro.

Parabéns aos idealizadores do projeto e aos xapurienses pela inauguração do Eco Parque Ayshawa.

domingo, 9 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES



Não só hoje, mas todos os dias

Penso em ti com meu carinho

Ao ver-me forte cheio de vida

Devo a ti que me guiaste.


Deu-me a vida

Ensinou-me a vivê-la

Dos problemas resolvê-los

Dos medos me deste as mãos

Fazendo calmo meu coração.


Muitas vezes

Não só mãe foste pra mim

Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

Sempre davas um jeitinho

De poder me acompanhar.


Segurou as minhas mãos

Me mostrando o caminho a seguir

Hoje sei como sofreste

Quando enfim soltou-me as mãos

Para que eu seguisse em frente.


Hoje sei

Que aplaude meus sucessos

Se entristece com meu pranto

Sei também que sempre estás

Braços abertos a me esperar.


Quero hoje minha

Mãe Te dizer de coração

Peço a Deus que te abençoe

Sempre em minha oração

E te abraço hoje e sempre

Com muito amor e gratidão


Quero nesse dia tão especial mandar um cordeal abraço a todas às mães acreanas e xapurienses, torcendo para que sua felicidade e a felicidade de seus filhos sejam eternas e que Deus abençoe todos os lares da nossa querida Xapuri.

Um abraço especial para minha querida mãe Enilza Maia, que além de colocar-me no mundo ensinou-me a desbravá-lo e enfrentá-lo com coragem, humildade e fé. Beijos também para minha esposa Sandra Lopes, mãe dos meus amados filhos Anny Beatriz e Maxsuel Júnior, sem dúvidas vocês são responsáveis pelo homem que sou hoje e pelo homem que ainda serei num fúturo próximo.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

BRASILEIRÃO 2010


Terá início nesse fim de semana o campeonato brasileiro de futebol, o famoso brasileirão, campeonato mais disputado do planeta e que mexe com a paixão do povo brasileiro. O brasileirão desse ano reunirá 20 equipes que brigarão entre si pela conquista do título e já na primeira rodada colocará frente a frente Botafogo X Santos, Flamengo X São Paulo, Atlético Mineiro X Vasco, entre outros duelos de tirar o fôlego.

Boa sorte e bom campeonato a todos os torcedores e que o meu Flamengo repita a campanha do ano passado onde se sagrou Hexa Campeão.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O ANTIFLAMENGUISMO


A classificação do Flamengo para as quartas de finais da taça Libertadores em cima do Corinthians foi muito comemorada, mas só pela nação rubro-negra, ao contrário do que teria acontecido se o resultado fosse a favor do clube paulista. Isso se explica pelo sentimento de antiflamenguismo existente no Brasil, quando o Flamengo entra em campo, independente contra quem seja o jogo, todas as outras torcidas torcem contra, até mesmo em jogos internacionais quando o Mengo joga contra times estrangeiros.


Dei uma boa navegada hoje pela internet e vi que como foi o Corinthians o eliminado a repercução e "zuação" foi quase nenhuma, só os flamenguistas que tiraram um bom sarro dos corintianos. Se a situação fosse inversa era "zuação" de corintiano, vascaíno, são paulino, palmerense, botafoguense, santista, todos vibrando com o fracaço dos flamenguistas.


Bem, já que é assim a nação rubro-negra está em festa, enquanto os outros torcedores estão em luto, aproveitando a situação eu como bom flamenguista que sou deixo aqui meus sentimentos aos corintianos e aos antiflamenguistas.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

É HOJE O DIA


Essa quarta-feira é de ansiosidade e tensão para grande parte dos torcedores brasileiros, logo mais às 20:50hs entram em campo Flamengo X Corinthians para disputar uma vaga nas quartas de finais da Libertadores da América. Os aperitivos para o jogo não poderiam ser melhores, Pacaembu lotado, as duas maiores torcidas do país, o duelo Ronaldo X Adriano, peculiaridades que pararam o Brasil semana passada e prometem parar novamente na noite de hoje.

O Mengo tem a vantagem de ter vencido o primeiro jogo no Maracanã, por outro lado o Corinthians contará com o apoio da fiel torcida, praticamente impossível apostar em algum resultado, a menos que você seja um rubro-negro fanático ou um corintiano roxo. Como este blogueiro que vos escreve é um apaixonado pelo Flamengo, aposto todas as minhas fichas no mengão, reconheço o bom time do Corinthians, mas o regulamento da libertadores joga a nosso favor, se o Flamengo fizer um gol hoje obrigará o Corinthians a fazer três, e como é pouco provável que o império do amor passe em branco, com certeza vai dar mengão.