SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 14 de março de 2011

É HORA DE AGIR


Xapuri não é mais a mesma. Jornais locais estampam na manhã desta segunda feira, 14, o fechamento de várias bocas de fumo existentes nos bairros mais carentes de nossa cidade. Os bairros Pantanal e Laranjal, sugundo a polícia, são os preferidos pelos traficantes para a prática de crimes como o tráfico de drogas, furtos e aliciamento de menores.
As autoridades policiais vêm fazendo sua parte, com trabalhos de inteligência e coerção policiais civis e militares trabalham insesantemente na tentativa de coibir essas práticas criminosas nos bairros "periféricos" de Xapuri. O problema é que o crescimento do tráfico de drogas em nossa cidade não é apenas um caso de polícia, trata-se também de um caso de políticas públicas, ou da ausência delas.
A prefeitura de Xapuri, através da secretaria de ação social, precisa montar uma equipe e visitar esses bairros urgentemente, estudar a fundo a realidade desses jovens xapurienses que estão entregando suas vidas às drogas, muitas vezes por falta de oportunidades. Se faz necessária a criação de programas com atividades que ocupem o tempo ocioso desses jovens, dando-lhes uma alternativa para sua rotina que não seja no mundo do crime.
O quadro é grave, mas não irreversível, com um pouco de boa vontade e seriedade é possível entrar nesses bairros que já foram mapeados pela polícia como sendo áreas de maior incidência e tentar mudar as perspectivas desses jovens xapurienses.
É chegada a hora da ação social do munícipio realmente agir. Montem uma equipe, identifiquem nesses bairros os jovens com maior risco de ingressar no mundo das drogas, ofereçam acompanhamento médico e psicológico, criem programas esportivos como escolinhas de futebol e vôlei, programas culturais como escolinhas de violão, teclado e outros instrumentos musicais, ofereçam cursos de informática, cursos de movelaria no pólo moveleiro, enfim, criem alternativas para esses jovens, de acordo com as possibilidades da prefeitura, mas criem. O que não podemos admitir é que em nossa pacata Xapuri nossos jovens e adolecentes sejam aliciados para servir ao tráfico de drogas.
As ações citadas acima são apenas singelas sugestões deste blogueiro, elas são de fácil execução e nem precisam ser custeadas pela prefeitura, basta elaborar os projetos e apresentá-los à Secretaria Estadual de Esportes e à Fundacão Cultural Elias Mansour. Se forem elaborados com o mínimo de qualidade, obedecendo aos critérios, tais projetos serão aprovados com facilidade. Mas, se os responsáveis pela ação social do município acharem minhas sugestões fracas ou inapropriadas, tudo bem, rasguem, joguem no lixo, mas por favor encontrem soluções para esse mal, antes que ele corroa de vez a juventude xapuriense.
Bons tempos aqueles em que cresci nas ruas do bairro Pantanal, tempo em que ocupávamos nosso tempo jogando futebol na quadra do bairro, brincando da barra, bandeirinha e tomando banho nas águas turvas do rio Acre. Hoje a realidade é outra, algo triste para quem nasceu e se criou naquelas pequenas vielas.

2 comentários:

  1. Mais uma vez quero parabeniza-lo por mais uma matéria importantíssima em seu blog.
    Concordo plenamente com suas sugestões de melhoramentos das áreas vulneráveis do município de Xapuri. O que acontece é que a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Bem Estar Social em Xapuri, preocupa-se somente na execução de Programas Federais (Bolsa Família, PETI, PROJOVEM ADOLESCENTE e etc.), e de maneira ainda carente, com muitas falhas, que prefiro não comentar.
    Além do problema das drogas, Xapuri também vem sofrendo com o alcoolismo. Cada dia que passa vemos aqui mais jovens se entregarem ao álcool por falta de oportunidades de trabalho e de qualificação profissional.
    Um fato interessante que quero aqui ressaltar é a permanecia de menores de idade em bares e festas da cidade. Nos últimos eventos de grande porte no município, percebi que o conselho tutelar tem sido cada vez menos atuante. Inclusive no Reveillon, me revoltei, e eu mesma sai para perguntar se não tinha ninguém trabalhando para impedir que os menores de idade permanecessem enchendo a cara na praça da cidade. Sinceramente, estou muito triste com essa situação. Também sinto saudade dos bons velhos tempos em que Xapuri tinha quadrilhas juninas, fanfarras, aulinhas de violão, teatro, dança, show de calouros, programas de rádio exclusivo para jovens. Tudo isso faz parte de um passado gostoso de ser lembrado.
    Queria entender o por que de tudo ter tido um fim, ou ter adormecido !!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima abordagem sobre o assunto!
    Você foi ao cerne da questão. Serviço social, iniciativas do poder público, que não da Polícia. Chega de dizer que a polícia é a "Panaceia" do problema da droga. O problema da droga é social e nao policial...

    ps - Procurei um e-mail para contato com o blog e nao encontrei. Fica a sugestão. Abraços!!

    ResponderExcluir