SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

ENCHENTES NO ESTADO



Nos últimos dias, moradores de todas as cidades banhadas pelo Rio Acre estão sofrendo com o aumento dos níveis das águas, níveis que já ultrapassaram a cota de alerta em Assis Brasil, Rio Branco e Xapuri, causando muitos transtornos e prejuízo para quem mora nas áreas de risco. A enchente, que geralmente ocorre no estado entre os meses de dezembro e março, começou a chegar somente agora, quase na metade do mês de abril, o que ajuda a evidenciar que as ações do homem estão cada vez mais desregulando a natureza, causando fenômenos atípicos e verdadeiras catástrofes naturais.

Em Rio Branco, mais de cem famílias estão com suas casas alagadas, os desabrigados estão sendo alojados no parque de exposição. Na manhã de hoje, 11, algumas famílias, em um ato de desespero, bloquearam a avenida Amadeo Barbosa em protesto ao que eles consideram "lentidão", por parte da Defesa Cicil do município, no que diz respeito a retirada dos moradores e seus pertences.

Em Xapuri, a prefeitura já retirou 03 famílias que tiveram suas casas invadidas pela água. Moradores e pertences estão sendo abrigados em hotéis da cidade, segundo informações, tudo está sendo custeado pela prefeitura.

O problema nessa questão das alagações é que morar em "beira de barranco" é algo cultural no nosso estado. Os ribeirinhos, mesmo sabendo que vivem em uma área de risco, não aceitam o fato de ter que sair de suas casas para ir morar em um local mais seguro.

Em nossa querida Xapuri a situação é bem mais delicada, afinal, quase toda a cidade foi erguida às margens do rio Acre, o que torna uma desocupação praticamente impossível. Para se ter uma idéia, se fosse para retirar todos que vivem em áreas de risco, bairros inteiros teriam que acabar, é o caso, por exemplo, do bairro da bolívia, da rua Major Salinas, de boa parte do centro de Xapuri e da rua do comércio, como eu havia dito, algo praticamente impossível.

Cabe às autoridades elaborar saídas para ao menos minimizar os riscos e cabe ao homem a conscientização de que tudo isso é fruto de uma enorme irresponsabilidade e falta de respeito ao ecossistema.

As fotos acima foram retiradas do blog Xapuri em Destaque e do portal Contilnet, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário