SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



domingo, 9 de outubro de 2011

Papo Xapuriense


Após alguns meses e muitas cobranças, o Papo Xapuriense, quadro no qual converso com pessoas ligadas à Xapuri, está de volta. Nesta edição, o bate-papo foi realizado com o valoroso conterrâneo Éden Mota, em sua casa, na tarde da última sexta-feira.
Em mais de duas horas de conversa, Éden falou sobre sua vida, trajetória, política e principalmente sobre as críticas que fez e faz aos vereadores de Xapuri, críticas que lhe renderam um processo judicial movido por 07 dos 09 vereadores da Câmara Xapuriense.
Leia abaixo os principais trechos desse papo xapuriense:

Maxsuel: Até bem pouco tempo, você também era blogueiro. O que te levou a fechar o blog?
Éden: As pessoas confundem as coisas. Não fechei o meu blog por causa desse episódio com os vereadores, fechei porque acabei ficando sem tempo, estou estudando pra prestar concurso público e você sabe bem o quanto manter um blog sempre atualizado toma tempo.
Maxsuel: E essa polêmica com os vereadores, você está sendo processado?
Éden: Sim, sete vereadores entraram com uma ação contra mim, querendo me calar, mas isso eles não vão conseguir nunca. Eles reclamam que eu fico criticando, mas não fazem nada pelo município, não fazem o papel deles, não apresentam um projeto relevante, nem ao menos servem para fiscalizar as contas públicas do município. Um vereador é colocado na câmara para legislar e fiscalizar os projetos, fiscalizar os repasses e isso agente não vê em Xapuri. O tribunal de contas do estado reprovou as contas das duas últimas administrações municipais e aí eu te pergunto: a câmara reprovou essas contas? Detectou essas ilegalidades? Não, se não fosse pelo tribunal iria ficar por isso mesmo, não seria feito nada. Se você entrar no site da Câmara Municipal de Xapuri, você não encontra nada, não tem sequer um requerimento, a lei orgânica do município, tão pouco o regimento interno da casa, o site só serve para divulgar as coisas que são realizadas pelo poder executivo. Eles reclamam das minhas críticas, mas o quadro que aí está é preocupante, a câmara não possui sequer um assessor jurídico, é totalmente desprovida de conhecimento técnico. Em 2009, eu ofereci ao presidente da câmara levar uma palestra para os vereadores sobre os direitos e deveres que eles têm, de acordo com a constituição federal, estadual e com a lei orgânica do município, ia pagar do meu bolso todas as despesas, mas fui informado que os vereadores não aceitavam nenhum tipo de ajuda vinda de mim, pois eu só queria era fazer politicagem, ou seja, ofereci ajuda e eles não aceitaram, e depois ficam reclamando das críticas.
Maxsuel: Levaram pro lado pessoal?
Éden: Com certeza. Eu não tenho nada pessoal contra eles, nenhuma crítica que eu fiz foi difamatória contra qualquer um, critico em razão do cargo público que eles exercem. Eles não fiscalizam nada, Xapuri estava sendo pavimentada com casca de castanhas, enquanto a cidade tinha uma cerâmica que possuía um convênio com a Funtac no valor de 172 mil reais. As ruas estão cheias de lixo, estive no cemitério e lá está cheio de mato. Quem está fazendo o papel dos vereadores de Xapuri é o Ministério Público. Quando eu coloco que um vereador em Xapuri tinha que ganhar um salário mínimo, não falo debochando, estou falando da realidade. Queria apenas que eles fiscalizassem, porque legislar já é pedir demais pra eles.
Maxsuel: Você acha que tentaram te intimidar?
Éden: Se tentaram não conseguiram. Hoje nós temos uma constituição cidadã, você tem todo o direito de ser ouvido, a liberdade de expressão é um direito fundamental. Na condição de cidadão, você não pode abrir mão do direito de cobrar dos seus representantes. Se a constituição diz que eles são os representantes do povo, nós não podemos deixar de cobrar quando estamos sendo mal representados, eu cobro, eu faço isso e todos devem fazer também. Lá no bairro da Sibéria foi feita a pavimentação de uma rua, uma obra de péssima qualidade, algum vereador reclamou? Quem fez a reclamação foi a associação de moradores. Eu estive no hospital de Xapuri em um dia de chuva e o hospital simplesmente alagou de tanta goteira. Li nos blogs da cidade as denúncias a respeito do lixão de Xapuri, isso é atribuição de vereador, mas infelizmente eles não fazem absolutamente nada.
Maxsuel: E como você imagina que será essa audiência?
Éden: Conciliação com eles eu não quero. Segunda-feira estarei lá para defender interesses que não são meus, mas sim da coletividade. Vou pra audiência pra defender o direito de todos nós, das pessoas que escrevem, que criticam, que apontam os erros, que sentem na pele o que é ser mal administrado. Vou lá para a população saber que tem o direito de cobrar de qualquer um que exerce cargo público, seja no executivo ou legislativo. A partir do momento em que a pessoa se pré-dispõe a ocupar um cargo público, ela tem que saber que vai ser cobrada e precisa e tem o dever de aceitar essas cobranças. Esse é o cerne da questão, as pessoas precisam aprender a ouvir e respeitar a opinião dos outros, principalmente quando são agentes públicos, o que precisa mudar é a mentalidade. Só pra citar um exemplo, algumas dessas pessoas ficaram com raiva da dona Carmen quando ela disse que Xapuri tava uma merda, mas ela só falou o que muita gente queria falar e não tinha coragem. Eu nunca dependi de emprego político, por isso, eu falo o que eu quiser, na hora que eu quiser, sempre dentro da legalidade e respeitando ao próximo. Não abro mão do meu direito, não abro mão do que é certo
Maxsuel: Você será candidato a algum cargo eletivo em Xapuri?
Éden: As pessoas acham que quando você faz uma crítica é porque tá querendo um cargo ou vai ser candidato a alguma coisa, eu não tenho o menor interesse em cargo, o que quero é ajudar Xapuri. Nós fizemos um grupo chamado Filhos e Amigos de Xapuri, reunimos aqui uns amigos no intuito de ajudar nossa cidade de alguma forma, começamos com todo gás, mas quando fomos atrás da administração xapuriense fomos excluídos. As pessoas nos olharam como possíveis adversários no futuro, nós queríamos apenas ajudar de alguma forma.
Maxsuel: E o cenário político? Consegue vislumbrar uma renovação?
Éden: Com esse quadro que aí está? Sinceramente, não. O quadro de vereadores é horrível, para prefeito teremos três candidatos que não são filhos de Xapuri, nenhum dos três. Tem que colocar na prefeitura de Xapuri alguém que tenha conhecimento e que seja de lá, que goste de lá, alguém que ame Xapuri. O que preocupa também é a falta de capacidade. Desses candidatos que aí estão, tirando o Bira, eu tenho certeza que nenhum deles fizeram qualquer tipo de projeto para a cidade nesses quatro anos, só querem o cargo, não têm projeto político e sem projeto não se faz nada. A coisa está ruim, mas pode ficar pior. Enquanto os jovens não tomarem as rédeas da cidade e os filhos de Xapuri não se unirem para traçar um projeto político com o intuito de crescimento e desenvolvimento, a coisa não vai pra frente. Desses candidatos que se apresentam hoje, não espero absolutamente nada de melhorias.
Maxsuel: E a administração atual?
Éden: O Bira é um cara que não tenho nada contra ele, mas eu te pergunto: o que é que está sendo feito hoje em Xapuri, pela prefeitura? Nada, quem tá fazendo obra lá é o governo do estado. A prefeitura credita a criação de 450 empregos a ela, mas quem criou os empregos foram às fábricas de camisinha e de taco, que não têm nada haver com a prefeitura. Nossa educação é uma das piores do estado, no resultado do ENEM ficamos abaixo de municípios bem menos expressivos, isso é inadmissível.
Maxsuel: Que mensagem você gostaria de deixar para os jovens xapurienses?
Éden: Gostaria de dizer aos jovens que o estudo é de fundamental importância na vida de qualquer pessoa, principalmente da gente que vem de família com renda baixa. Só através da educação agente pode galgar alguma coisa boa pra nossa vida. A partir do momento em que você consegue vencer através da educação, você ganha sua independência funcional e pessoal, sem precisar depender de ninguém e isso é gratificante, saber que você venceu na vida com os seus próprios méritos. É assim que o jovem xapuriense tem que pensar, depender de si e nunca dos outros. Liberdade de pensamento, democracia, direito de ouvir e de falar, direito de respeitar as opiniões, direito de não ser menosprezado por ninguém em virtude de razões político-partidárias, isso é o que temos que buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário