SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



terça-feira, 26 de abril de 2011

"DERBYS XAPURIENSES"



O mundo do futebol viverá dias especiais ao longo desta semana. Vários clássicos vão ser disputados no Brasil e no mundo, o que certamente mexerá com os corações dos apaixonados por este esporte fantástico.

No Brasil tem clássico pra todos os gostos, Flamengo X Vasco no Rio, São Paulo X Santos e Corinthians X Palmeiras em São Paulo, jogos de muita rivalidade que decidem os dois maiores campeonatos do país. Além disso, teremos a oportunidade de acompanhar um dos maiores clássicos do planeta, o jogo entre Real Madrid X Barcelona válido pela liga dos campeões da Europa, ocasião em que estarão em campo craques como Cristiano Ronaldo, Kaká e Casilas, pelo lado do Real e Messi, Daniel Alves e Xavi, pelo lado do Barça.

Ao pensar na realização desses jogos começei a puxar na memória os derbys que aconteciam em nossa querida Xapuri. No início, pra quem nunca viu um, pode até parecer engraçado, mas quem já assistiu aos bons duelos que eram realizados há anos atrás, sabe que de engraçado eles não tinham nada, pelo contrário, o que reinava era adrenalina e muita emoção.

Os clássicos xapurienses aconteciam tanto no Futebol quanto no Futsal. No futebol, os principais "da minha época" eram Limoeiro X América e Arauto X Flamenguinho, com destaque para o primeiro. Quando Limoeiro e América se enfrentavam, principalmente nas decisões de campeonato xapuriense, era garantia de jogo duro, rivalidade e muitas emoções. O limoeiro era liderado por craques do nosso futebol como Badaró, que também jogou no América, Jean, Ademir, Raimundinho Castelo e ainda traziam o Anjo, jogador de Brasiléia, para comandar o meio-campo. No América a coisa não era diferente, craques como Mar (pezão), Eriberto e Paulo (mocotó) lideravam o time, além do Raider, jogador de Brasiléia, que comandava o ataque dos vermelhos.

Quando a bola rolava, com arbritragem de Wanderlei Viana, Ormindo e Trajano, os dois times mostravam que realmente eram os maiores da cidade, tendo também as maiores torcidas. A do Limoeiro se instalava nas arquibancadas, já a do América, liderada pelas mulheres da família Mota, ficava bem no portão de entrada atrás do gol e era bem mais barulhenta e corneteira. Como o América era um time historicamente montado por jogadores da família Mota, a vitória para eles era questão de honra, o que não quer dizer que a vitória era menos significante para jogadores e torcida do "Limão".

Os clássicos do Futsal também eram sensacionais, lembro especialmente de dois: Casa Rural X Polícia Militar e Ponte Preta X Os Delegas. Quem viu esses confrontos certamente irá lembrar desses jogos épicos. O último clássico que eu tive o prazer de assistir entre Ponte Preta X Os Delegas foi simplesmente inesquecível. A Ponte era o time a ser batido, tendo em quadra craques como Neurandir, Chiquinho (olhão), Elielson, Elenilson, Maicon e o talismã Raimilson. Nos Delegas a muralha Badaró, Rafael, Kebim, Esquerda e o técnico Fabiano (bebé) buscavam vencer a favorita Ponte Preta. O jogo foi eletrizante, Os Delegas surpreenderam utilizando Kebim como goleiro-linha, a muralha Badaró entrava nos momentos mais críticos do jogo e dava seu show particular como nos tiros livres batidos por Elielson e defendidos por ele, a Ponte Preta vendeu caro o título, mas ao final Os Delegas foram campeões daquele ano.

Que saudade do futebol xapuriense e seus clássicos eletrizantes. Ah, antes que alguém pergunte, meus times de coração na cidade sempre foram o Limoeiro e Os Delegas.

A foto acima é meramente ilustrativa, nos tempos em que Limoeiro e América desfilavam talento no estádio de Xapuri a iluminação era apenas um sonho distante.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

UTILIDADE PÚBLICA



Atenção contribuintes xapurienses e de todo o Acre, essa é a última semana para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2011, ano base 2010. Segundo a Receita Federal, quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 é obrigado a entregar a declaração até a próxima sexta-feira.

Quem perder o prazo pode pagar multa que será de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto de renda devido. Portanto, quem ainda não declarou precisa se apressar, ou terá que acertar as contas com o "leão" num futuro bem próximo.



domingo, 24 de abril de 2011

QUEM VAI PARAR O BONDE?



Ausência de Ronaldinho Gaúcho, lesão de Léo Moura, Fernando improvisado no lugar de Maldonado, falta de atacante, falta de lateral esquerdo, gol do Fluminense ilegal, penalti não marcado em Thiago Neves. Nenhum desses fatores foi forte o suficiente pra parar o bonde do mengão sem freio, o bonde que vem descarrilhado desde dezembro do ano passado e que no próximo domingo tende a atropelar o eterno vice Vasco da Gama.

Juro que nem sou daqueles torcedores mais eufóricos, mas "cá pra nós", pra eliminar o fraco Fluminense nem precisava desse sofrimento todo, afinal, a cota de milagres para o Flu nesse ano já estava esgotada. Que venha o Vasco.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

VAZANTE



Após causar estragos e deixar algumas famílias desabrigadas em Xapuri, o nível do rio Acre começa a apresentar sinais de vazante na nossa princesinha. Uma ótima notícia para os ribeirinhos xapurienses, mas nem tão boa assim para os ribeirinhos da capital, já que as águas que estão descendo, vindas do alto Acre, poderão aumentar o nível do rio em Rio Branco.

Na tarde deste domingo estive visitando os locais alagados em Rio Branco, assim como o parque de exposição, local para onde foram levados os desabrigados. A situação é comovente. Água cobrindo bairros inteiros, milhares de famílias amontoadas, crianças se banhando em águas sujas acumuladas nas ruas, ribeirinhos fazendo suas mudanças em canoas, enfim, um cenário desolador.

Se faz necessário um grande projeto que consiga tirar essas pessoas das áreas de risco, afinal, não é a primeira, nem será a última vez que o rio irá subir.

terça-feira, 12 de abril de 2011

MENOS IMPOSTOS, MAIS ENERGIA.


Começaram a ser colhidas na manhã de hoje as assinaturas do movimento "Menos Impostos, Mais energia". O movimento é liderado pela radialista acreana Eliane Sinhasique, que há muito tempo vem levantando esta bandeira no estado.

O objetivo é simples e claro, o movimento é pela redução das tarifas abusivas cobradas nas contas de energia elétrica, tarifas que chegam a aumentar em até 50% o valor dos talões de luz. A causa se torna ainda mais nobre ao analisarmos que pagamos uma das taxas mais caras do Brasil por um serviço de baixa qualidade, com constantes interrupções no fornecimento em todos os municípios do estado.

As assinaturas estão sendo colhidas no calçadão do terminal urbano, centro de Rio Branco, onde passam milhares de pessoas todos os dias. A intenção é colher cerca de 20 mil assinaturas e transformar as reivindicações em projeto de lei.

Esta é uma ótima oportunidade para nós, xapurienses, demonstrarmos nossa insatisfação, tanto com o preço da energia, quanto com os péssimos serviços prestados. Por isso, entrei em contato com a radialista Eliane Sinhasique e propus levar o movimento também para Xapuri, para que possamos dar nossa contribuição e fazer nossa voz ser ouvida.

A líder do movimento concordou cordialmente e fez um convite que eu estendo a todos os conterrâneos: " Vamos colaborar?" Eu estou dentro. Já que esse tipo de iniciativa não parte de nossos representantes, creio que a sociedade precisa se organizar e fazer valer seus anseios.

Se algum leitor deste blog tiver disponibilidade e vontade de entrar nessa causa divulgando e colhendo assinaturas, entre em contato. Espero contar com a colaboração de todos, principalmente da juventude xapuriense.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ENCHENTES NO ESTADO



Nos últimos dias, moradores de todas as cidades banhadas pelo Rio Acre estão sofrendo com o aumento dos níveis das águas, níveis que já ultrapassaram a cota de alerta em Assis Brasil, Rio Branco e Xapuri, causando muitos transtornos e prejuízo para quem mora nas áreas de risco. A enchente, que geralmente ocorre no estado entre os meses de dezembro e março, começou a chegar somente agora, quase na metade do mês de abril, o que ajuda a evidenciar que as ações do homem estão cada vez mais desregulando a natureza, causando fenômenos atípicos e verdadeiras catástrofes naturais.

Em Rio Branco, mais de cem famílias estão com suas casas alagadas, os desabrigados estão sendo alojados no parque de exposição. Na manhã de hoje, 11, algumas famílias, em um ato de desespero, bloquearam a avenida Amadeo Barbosa em protesto ao que eles consideram "lentidão", por parte da Defesa Cicil do município, no que diz respeito a retirada dos moradores e seus pertences.

Em Xapuri, a prefeitura já retirou 03 famílias que tiveram suas casas invadidas pela água. Moradores e pertences estão sendo abrigados em hotéis da cidade, segundo informações, tudo está sendo custeado pela prefeitura.

O problema nessa questão das alagações é que morar em "beira de barranco" é algo cultural no nosso estado. Os ribeirinhos, mesmo sabendo que vivem em uma área de risco, não aceitam o fato de ter que sair de suas casas para ir morar em um local mais seguro.

Em nossa querida Xapuri a situação é bem mais delicada, afinal, quase toda a cidade foi erguida às margens do rio Acre, o que torna uma desocupação praticamente impossível. Para se ter uma idéia, se fosse para retirar todos que vivem em áreas de risco, bairros inteiros teriam que acabar, é o caso, por exemplo, do bairro da bolívia, da rua Major Salinas, de boa parte do centro de Xapuri e da rua do comércio, como eu havia dito, algo praticamente impossível.

Cabe às autoridades elaborar saídas para ao menos minimizar os riscos e cabe ao homem a conscientização de que tudo isso é fruto de uma enorme irresponsabilidade e falta de respeito ao ecossistema.

As fotos acima foram retiradas do blog Xapuri em Destaque e do portal Contilnet, respectivamente.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"ACREANA" NO ÍDOLOS


video


O vídeo acima mostra a audição da rondoniense que vive em Cruzeiro do Sul, Tatiane Carnevali, no programa Ídolos, da Rede Record de Televisão. Como bem analisou o jurado Rick Bonadio, a moça tem uma voz bonita, isso é fato. Deu algumas deslizadas, isso também é fato, mas o importante é que foi classificada para a próxima fase em São Paulo.


Apesar de ser rondoniense, quando foi perguntado sobre suas origens, a simpática Tatiane disse ser do Acre, em suas palavras: " 700km além da capital". Se atentem também para o infeliz comentário feito por Luiza Possi, que perguntou se a candidata teria saído do Acre no mês de outubro pra chegar a tempo de fazer o programa.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

COVARDIA


Indignação, revolta, perplexidade. Estas são algumas palavras que ajudam a traduzir os sentimentos que tomaram todo o país nesta quinta-feira, um dia que ficará marcado, negativamente, na vida de amigos e familiares das 11 crianças mortas em uma escola do Rio de Janeiro.

Em episódios como esse reaparecem velhos questionamentos e quase todos eles ficam sem reposta. Até onde vai a perversidade humana? O que leva um ser humano a tirar a vida de seus semelhantes? Onde foi parar o instinto de proteção aos idosos e crianças? O mundo enlouqueceu? Será o fim dos tempos? Perguntas de difícil resposta nos dias atuais.

Como brasileiro e pai de duas crianças fico sem palavras para me alongar nessa postagem. Que Deus conforte os corações feridos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

NA ATIVA

Olá amigos, quero usar essa postagem para saudar todos os leitores deste blog e também para pedir desculpas por ter passado todos esses dias sem fazer atualizações. A minha ausência desses dias, entre outras coisas, foi motivada pela extensa bibliografia que estou lendo para conclusão e apresentação de meu projeto de pesquisa, requisito para minha graduação em História, pela Universidade Federal do Acre.

Exatamente agora, na madrugada de quarta para quinta, consegui terminar o anteprojeto e enviar ao orientador e conterrâneo Sérgio Roberto. Feito isso, a primeira coisa que fiz foi abrir o blog e começar a digitar essa mensagem pra todos vocês que reservam alguns minutos de seus dias para ler as minhas postagens.

Faço questão de dar essa explicação por perceber a visibilidade que o blog Maxsuel Xapuri vem ganhando desde sua criação. Em minha última visita à Xapuri, precisamente no carnaval, recebi várias manifestações de carinho e apoio ao blog, sem contar os inúmeros e-mails e mensagens em sites de relacionamentos que tenho recebido, sempre elogiando minha forma de escrever e, principalmente, às críticas que faço em relação aos mais variados temas, "sem puxa-saquismo ou rabo-preso", como me mandou um leitor.

É claro que meu posicionamento crítico já me colocou também em algumas situações delicadas, assim como também já recebi mensagens e comentários me criticando, questionando minha postura, mas todos, indistintamente, sempre são lidos e respondidos dentro do mais absoluto respeito, afinal, nem todos comunham das mesmas idéias e ideais, faz parte do estado democrático de direito.

Agradeço mais uma vez a todos e reitero que este blog foi feito para vocês e por vocês, sempre no intuito de discutir temas pertinentes para a sociedade acreana e xapuriense.