SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



terça-feira, 8 de junho de 2010

JÁ ERA HORA




Entre algumas obras que serão realizadas em Xapuri, através da parceria entre prefeitura e governo do estado, está a revitalização da Fonte do Bosque, um verdadeiro espaço de memória localizado na ladeira que dá acesso ao bairro da bolívia. O local é histórico e está presente na memória coletiva do cidadão xapuriense, sempre que pergunto a um morador quais os principais pontos históricos da cidade, eles respondem vários, entre eles sempre está a fonte do bosque.


Mesmo com esse valor histórico e importância na memória dos populares, o local sofre com o abandono, está totalmente depredado e insalubre, muito diferente da época em que jorravam vários litros de água cristalina, que segundo a História, matavam a sede das tropas brasileiras que lutavam em Xapuri na chamada "Revolução Acreana". A fonte ao longo de sua existência já passou por algumas restaurações, mas nunca foi tomado o cuidado necessário para sua preservação, na foto acima é possível ter uma noção do atual estágio.


A obra de reforma da fonte do bosque saiu em um pacotão de obras que serão realizadas no município, além da fonte, também constam no informativo a Casa do Artesanato, Casa Memorial do Seringueiro e a Casa de Café Regional. O prazo de execução das obras é de 90 dias e juntas elas irão custar R$ 250.889,44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário