O mês de janeiro certamente é um dos meses mais especiais para nossa querida Xapuri e sua população, é nele que acontece a grande festa de São Sebastião, padroeiro protetor da princesinha do Acre. A grande procissão acontece no dia 20, mas a preparação para o início da festa começa já nos primeiros dias do mês, logo após o reveillon a população xapuriense já sabe qual a próxima festa do calendário e espera com muita ansiedade esses dias especiais.
Em 2011, a festa de São Sebastião terá início já no dia 11/01 e se estenderá até o dia 22/01, na programação constam várias atividades religiosas, culturais e esportivas, com destaque para os shows de talentos locais que acontecerão do dia 15/01 ao dia 22/01 na praça São Gabriel; A grande procissão, tradicionalmente realizada no dia 20/01; O torneio de Handebol da meia-noite que será realizado na noite do dia 21/01 e a copa São Sebastião de Futsal que encerrará a programação no dia 22/01. A programação elaborada pela Prefeitura Municipal de Xapuri é extensa e conta com atividades interessantes, falta, na minha singela opinião, algum evento mais atrativo, algo com a grandiosidade da festa, quem sabe um show com um artista de renome nacional na noite do dia 19, ou um show com uma banda católica também de renome nacional após a procissão do dia 20, certamente com uma atração assim o número de visitantes cresceria e todos ganhariam com isso, prefeitura, empresários e a festa, que ficaria mais bonita.
A festa do padroeiro de Xapuri sempre atrai milhares de visitantes, mas se tornou, principalmente, um momento de retorno dos xapurienses à princesinha, bons filhos espalhados por todos os lugares do Acre e do Brasil aproveitam a data para retornar e matar a saudade da cidade, dos amigos e familiares, tornando o 20 de janeiro um momento sempre especial. Eu, como bom xapuriense que sou, me esforçarei ao máximo para prestigiar a festa e aproveitar para rever velhos e bons amigos, além dos meus queridos parentes, afinal, o 20 tem o poder de reunir os xapurienses locais e que moram fora, como nenhuma outra data.
Aos visitantes e não-xapurienses, fica o convite, o 20 de janeiro é um daqueles eventos que você pode ir sem medo de se arrepender, a cidade inteira se prepara para receber a todos da melhor maneira possível, é uma bela oportunidade para renovar os votos de fé, ver muita gente bonita, fazer umas comprinhas nos tradicionais "marreteiros", além de celebrar e festejar essa data especial ao lado do povo xapuriense.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu também achei que faltou um evento mais atrativo, um artista de renome nacional seria uma ótima, como por ex. a Banda evangelica Rosa de Saron, concerteza a festa iria trazer mais visitantes.
ResponderExcluirCaro Amigo blogueiro,
ResponderExcluirPosso parecer nostálgico já pendendo para anacrônico , mas digo que a unica coisa em que a atual festa de São Sebastião se assemelha com àquelas da "nossa juventude" - não muito distante e que lembro com muita saudade - é na parte litúrgica. Infelizmente a organização municipal tem deixado a desejar na logística. Quanto as "tradicionais" festas nos clubes xapurienses são tomadas por drogas que solapam a juventude atual...