SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

JANEIRO, O MÊS DO 20


O mês de janeiro certamente é um dos meses mais especiais para nossa querida Xapuri e sua população, é nele que acontece a grande festa de São Sebastião, padroeiro protetor da princesinha do Acre. A grande procissão acontece no dia 20, mas a preparação para o início da festa começa já nos primeiros dias do mês, logo após o reveillon a população xapuriense já sabe qual a próxima festa do calendário e espera com muita ansiedade esses dias especiais.
Em 2011, a festa de São Sebastião terá início já no dia 11/01 e se estenderá até o dia 22/01, na programação constam várias atividades religiosas, culturais e esportivas, com destaque para os shows de talentos locais que acontecerão do dia 15/01 ao dia 22/01 na praça São Gabriel; A grande procissão, tradicionalmente realizada no dia 20/01; O torneio de Handebol da meia-noite que será realizado na noite do dia 21/01 e a copa São Sebastião de Futsal que encerrará a programação no dia 22/01. A programação elaborada pela Prefeitura Municipal de Xapuri é extensa e conta com atividades interessantes, falta, na minha singela opinião, algum evento mais atrativo, algo com a grandiosidade da festa, quem sabe um show com um artista de renome nacional na noite do dia 19, ou um show com uma banda católica também de renome nacional após a procissão do dia 20, certamente com uma atração assim o número de visitantes cresceria e todos ganhariam com isso, prefeitura, empresários e a festa, que ficaria mais bonita.
A festa do padroeiro de Xapuri sempre atrai milhares de visitantes, mas se tornou, principalmente, um momento de retorno dos xapurienses à princesinha, bons filhos espalhados por todos os lugares do Acre e do Brasil aproveitam a data para retornar e matar a saudade da cidade, dos amigos e familiares, tornando o 20 de janeiro um momento sempre especial. Eu, como bom xapuriense que sou, me esforçarei ao máximo para prestigiar a festa e aproveitar para rever velhos e bons amigos, além dos meus queridos parentes, afinal, o 20 tem o poder de reunir os xapurienses locais e que moram fora, como nenhuma outra data.
Aos visitantes e não-xapurienses, fica o convite, o 20 de janeiro é um daqueles eventos que você pode ir sem medo de se arrepender, a cidade inteira se prepara para receber a todos da melhor maneira possível, é uma bela oportunidade para renovar os votos de fé, ver muita gente bonita, fazer umas comprinhas nos tradicionais "marreteiros", além de celebrar e festejar essa data especial ao lado do povo xapuriense.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei que faltou um evento mais atrativo, um artista de renome nacional seria uma ótima, como por ex. a Banda evangelica Rosa de Saron, concerteza a festa iria trazer mais visitantes.

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo blogueiro,
    Posso parecer nostálgico já pendendo para anacrônico , mas digo que a unica coisa em que a atual festa de São Sebastião se assemelha com àquelas da "nossa juventude" - não muito distante e que lembro com muita saudade - é na parte litúrgica. Infelizmente a organização municipal tem deixado a desejar na logística. Quanto as "tradicionais" festas nos clubes xapurienses são tomadas por drogas que solapam a juventude atual...

    ResponderExcluir