SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A PENSÃO DOS MARAJÁS


O assunto que vem dominando os noticiários nacionais e locais nessa semana é a pensão vitalícia paga para ex-governadores. Pois bem, como o blog Maxsuel Xapuri sempre faz questão de se posicionar sobre assuntos polêmicos, vou expressar minha singela opinião a cerca das pensões.
Para começar é importante ressaltar que tais pensões são inconstitucionais, ou seja, são ilegais segundo nossa constituição federal, mesmo assim, algumas Assembléias Legislativas criaram leis estaduais para manter os benefícios, satisfazendo assim, interesses pessoais de alguns líderes políticos desses estados. Casos escandalosos vieram à tona nos últimos dias, como é o caso de Leonel Pavan que governou o estado de Santa Catarina por nove meses e recebe aposentadoria de R$ 22 mil, ou o de Humberto Bosaipo, do Mato Grosso, que se aposentou como governador após passar dez dias no cargo, quando era presidente da assembléia legislativa.
Fatos assim ajudam a ilustrar os motivos pelos quais a política brasileira perdeu, se é que já teve, sua credibilidade. Ora, enquanto um trabalhador comum, assalariado, precisa trabalhar 35 anos, contribuindo com a previdência, para ter direito a uma aposentadoria que na maioria das vezes é vergonhosa, um político se aposenta como governador, recebendo pensão que sempre gira em torno dos R$20 mil, mesmo tendo contribuído apenas por um período de 04 anos.
Esse benefício é inconstitucional e imoral, um homem público que se preze deveria se sentir envergonhado de receber ou requerer essa pensão absurda. Como cidadão acreano, funcionário público que contribui com a previdência, me sinto ofendido e lesado ao saber que um ex-governador, maior liderança política do meu estado, entrou com requerimento para também receber a pensão dos "marajás". Espero que a OAB (ordem dos advogados do Brasil) e demais orgãos fiscalizadores saiam vitoriosos da luta de tentar barrar essas pensões.
A política brasileira realmente é uma caixinha de surpresas, dinheiro para aumentar o salário mínimo e para dar um 13º salário aos soldados da borracha não tem, mas para aumentar em 62% o salário dos deputados e para criar leis estaduais para pagar pensões vitalícias a ex-governadores, aí tem de sobra.


2 comentários:

  1. Ola parabéns pelo Blog sou do Blog amazônia real visita o meu e se der vamos fazer parcerias

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog, parabén segue en frente...

    ResponderExcluir