SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ABAIXO A HIPOCRISIA!!


Há algumas semanas a população acreana, em especial a brasileense, foi surpreendida com a chegada de dezenas de imigrantes haitianos aos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, uma chegada que causou estranheza, dúvidas e muita polêmica. De que maneira esses imigrantes entraram no Brasil? Seriam eles imigrantes ilegais? Quais as medidas que estão sendo tomadas pelas autoridades acreanas a respeito desses haitianos? Essas são algumas perguntas que estão sendo feitas pela população acreana, principalmente por aquela que acompanha a questão de perto nos municípios da fronteira.
Pois bem, me desculpem os politicamente corretos e os hipócritas de plantão, mas pra inicio de conversa os haitianos não escolheram o Brasil e o Acre por acaso, certamente eles e os coiotes, criminosos pagos para fazer o transporte ilegal de pessoas, escolheram o Acre para entrar no Brasil por saberem da fragilidade das nossas fronteiras, é do conhecimento de todos que o Acre é uma grande porta de entrada de drogas e agora virou também porta de entrada para ilegais. Segundo o CONARE, Comitê Nacional para os Refugiados, os imigrantes haitianos não são considerados refugiados, pois, a imigração por causa de catástrofes não garante o status de refugiados, ou seja, se não são refugiados são imigrantes ilegais e por isso já deveriam ter sido enviados de volta para o seu país.
Não estou sendo cruel ou desumano com a situação dos haitianos, é lógico que acompanho as tragédias que acontecem sem parar naquele país, guerras civis, terremotos, epidemias de Aids e Cólera, enfim, é sabido por todos a vida dura que essas pessoas enfrentam, mas o que tem de ficar claro é que não moramos num paraíso, além disso, as leis sobre imigração foram feitas para serem cumpridas. Pude ler no Blog do Altino na última semana uma carta enviada a ele por um leitor, um médico que levanta algumas questões fundamentais a cerca dessa questão, segundo ele, já foi comprovado que ao menos seis haitianos dos que chegaram a Brasiléia estão contaminados com o vírus da Aids, ainda segundo o médico, já existem casos suspeitos de Cólera em Brasiléia e Assis Brasil.
Essa situação tem que ser enfrentada com seriedade e responsabilidade, não adianta querer bancar o bonzinho com atitudes hipócritas, como estão fazendo alguns. Oferecer empregos e fingir que tudo é normal não é a saída para o problema, o melhor a fazer é tomar todas as medidas sanitárias cabíveis, isolar esses imigrantes em abrigos oferecidos pelo governo e mandá-los de volta para o Haiti o mais rápido possível, afinal, qualquer país sério que cumprisse suas leis de imigração já teria feito isso.
Não que eu não me comova com a situação do povo haitiano, mas nós acreanos já temos problemas demais, grande parte da nossa população vive abaixo da linha da pobreza, estamos enfrentando uma verdadeira epidemia de dengue e nossos deputados estão preocupados em montar comissões e ir até Brasiléia distribuir abraços e tapinhas nas costas dos imigrantes com o único intuito de sair bem na foto com a mídia nacional. Chega de fingir que a entrada de mais de 150 imigrantes ilegais no estado é algo normal, chega de fingir também que o Acre é o melhor lugar para se viver, temos que encarar com mais seriedade os problemas que nos são colocados.
Abaixo a hipocrisia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário