SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quinta-feira, 10 de março de 2011

VIDA QUE SEGUE


Depois de um breve período sem atualizações estou de volta à rotina e a este espaço a partir de hoje, buscando sempre informar ou comentar sobre assuntos ligados ao cotidiano xapuriense, acreano e brasileiro. O motivo pela ausência desses dias não poderia ser mais justo, aproveitei a folga do trabalho e da universidade para curtir o carnaval, minha família, meus amigos e minha querida cidade, a nossa princesinha do Acre.
Sei que ele já foi até enterrado, mas mesmo assim resolvi fazer alguns comentários sobre a realização do carnaval xapuriense, elencando pontos positivos e negativos que na minha opinião foram marcantes.

Pontos Positivos:
Ornamentação: A ornamentação da festa, como sempre, estava de muito bom gosto, algo que contribui para passar uma boa primeira impressão para quem chega no local da folia.
Os Blocos: O resgate da tradição dos blocos é algo que vem evoluindo ano após ano e deixa a festa bem mais animada. Parabéns ao bloco "De Olho na Bolívia", campeão do carnaval xapuriense 2011.
Segurança: Parabéns ao comando da polícia militar de Xapuri, mesmo com a tranquilidade reinando nas quatro noites de festa o policiamento foi reforçado e garantiu a segurança do carnaval.
Praça de Alimentação: A praça de alimentação é uma das áreas de maior estrutura no carnaval xapuriense, o local é provido de mesas, bares e "mini-restaurantes" com cardápios variados.
Frutos e Agytu's: As bandas locais mais uma vez mostraram o valor do músico xapuriense. Frutos da Terra e Banda Agytu's estão de parabéns pelo som que levaram durante a folia.
Os Foliões: O maior ponto positivo do carnaval xapuriense foram os foliões, o povo de Xapuri mostrou mais uma vez que é um povo alegre, pacífico e receptivo, dando simplesmente um show de alegria e educação.

Pontos Negativos:
Levada do Gueto: Se não me falha a memória, é a terceira vez que a prefeitura de Xapuri contrata essa banda para tocar em nossos carnavais de época e fora de época. Pois bem, sempre defendi aqui que atrações de fora do município contribuem para o brilhantismo da festa, mas convenhamos, não atrações do nível e da qualidade da banda Levada do Gueto, uma banda que conta com excelentes músicos, intrumentistas renomados no estado, mas que não tem uma formação fixa e que se reúne para tocar no carnaval xapuriense poucos dias antes de subir no palco. O resultado foram inúmeros erros, repertório defasado, além da falta de profissionalismo do vacalista da banda que em várias ocasiões parecia estar visivelmente embriagado.
Banheiros: Foi válida a tentativa dos organizadores de construir banheiros provisórios ao lado dos banheiros já existentes na rodoviária da cidade. O que faltou foi mais sinalização, havia apenas uma placa bem perto do palco que indicava a localização dos banheiros, os menos avisados e os que gostam de curtir o carnaval mais distante do palco acabaram transformando os muros da escola Plácido de Castro em um grande mictório.
Banco do Brasil: Os foliões xapurienses e visitantes que precisaram sacar dinheiro para curtir as duas últimas noites de carnaval tiveram uma surpresa nada boa, uma mensagem com o texto "Saque não Disponível" reinava em todos os terminais de auto-atendimento da cidade, um absurdo que revoltou muitas pessoas, inclusive este blogueiro que vos escreve.

Resumidamente esse foi o carnaval xapuriense. Como vocês devem ter percebido, ao menos no meu modo de ver, os pontos positivos foram maiores do que os negativos e se precisasse dar uma nota daria nota 8,0.

Como a crítica pura e simples é burra, apresento algumas alternativas para os pontos negativos que citei:

1° Como escrevi acima, bandas de fora aumentam o brilhantismo da festa, além de atrair mais foliões para Xapuri. Já que bandas de renome nacional estão fora de nossas possibilidades, os organizadores precisam escolher com mais competência as bandas da capital. A não ser que a banda Levada do Gueto tenha algum padrinho na cidade, será? Se não tiver, não vejo motivos para continuar insistindo neles. Se é para contratar uma banda desintrosada só pelo fato de ter uma banda de Rio Branco no carnaval, prefiro ficar só com as bandas locais.
Indico aqui Sandra Melo, Banda Boca Mel e Álamo Kário, artistas que até devem custar um pouco mais caro e ter a agenda cheia, mas com um pouco de planejamento vale a pena levá-los, é garantia de som de qualidade.
2º A tentativa de anexar banheiros provisórios aos já existentes na rodoviária foi válida, mas não tão eficiente. Os banheiros ficaram em local escondido e não havia sinalização suficiente.
Indico aqui a locação de banheiros químicos, até por que a estrutura de madeira não é das mais higiênicas, nem precisam ser muitos, talvez 05 masculinos e 05 femininos já resolvam o probelma. Além disso, a localização dos banheiros precisa ser de fácil visualização e acesso, para poupar os muros do nosso querido "Grupo".
3º Não é a primeira vez que os caixas do Banco do Brasil ficam sem dinheiro em pleno carnaval, época em que a cidade está cheia de visitantes prontos para gastar, deixar dinheiro para circular na pequena economia xapuriense.
Isso é uma vergonha, um descaso. Nossos vereadores onde estão? Não há sequer uma autoridade xapuriense com coragem suficiente para procurar a gerência regional e se queixar sobre esse absurdo?
Estarei me informando ainda hoje sobre os procedimentos legais para fazer uma queixa formal contra a gerência do Banco do Brasil em Xapuri. Essa falta de respeito pela população xapuriense tem que acabar.

Carnaval que acabou e vida que segue...


3 comentários:

  1. Adoro passar carnaval em casa, com os amigos, família enfim na terra natal. Vc falou muito bem sobre a banda q foi de fora, totalmente desentrosados,desanimados, errando letras, deu para perceber q estamos perdendo os vizitantes q gostavam de passar o carnaval na nossa cidade e até mesmo os conterrânios q estão optando por passar carnaval fora. As bandas locais estavão bem melhor...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu amigo Maxsuel,so tenho uma coisa alhe dizer,vc ta certo quando eu ganhava meus miseravel salario da sucam ia todo alegre fim de mes receber ,ia com vontade no meu salario 180,00 reais ai au digitar ,tinha aquela surpresa no caixa ,,saque indisponivel,,,fila da ppppppppp so faltava esculaxa aqueles caixas eletronicos que raiva...... ja passei por muitas dessas ...mas quanto isso ja passou ,,abraços meu amigo e fica aqui o recado vamos tomar uma cerveja e jogar uma cinuca na minha xapuri de coração...

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Maxsuel...
    Quero aqui em nome da Banda Frutos da Terra, da qual eu tenho imenso prazer de ser vocalista, agradecer pelos seus elogios ao nosso trabalho.
    Estou muito feliz de ver que nossa administração vem cada vez mais valorizando o nossos musicos...
    Parabens pelo seu blog. E continue assim, mostrando o seu olhar critico afiadissimo a respeito do nosso municipio...
    Até mais...

    ResponderExcluir