SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?




Colhi o texto abaixo na internet, nele a professora Miriam Rita, professora da Universidade Federal do Paraná, coloca um ponto final na questão do ente ou enta, esclarecendo embasadamente a terminologia correta a ser aplicada neste caso. Segue abaixo, a parte do texto que eu achei mais esclarecedora:

"Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua? Bem, vejamos:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo, o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente. Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem: entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, a pessoa que preside é Presidente, e não Presidenta, independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela ardenta; se diz estudante, e não estudanta; se diz adolescente, e não adolescenta; se diz paciente, e não pacienta."

Grifo meu: Pra quem tinha dúvidas de qual o termo correto, o texto acima é uma boa contribuição, lógico que a acessoria da Presidente Dilma sabe que o termo Presidenta é equivocado, mesmo assim insistem no erro por questões de marketing, para explorar a imagem da primeira mulher a presidir o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário