SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



sábado, 3 de março de 2012

Grupo "Filhos e Amigos de Xapuri" se mobiliza nas redes sociais


AMIGOS DE XAPURI

Algumas pessoas, através de contatos pela rede social facebook, começaram a discutir os problemas que há muito tempo fazem de Xapuri um lugar esquecido, apesar de toda notoriedade alcançada, há algum tempo, pela organização da luta dos seringueiros na busca de garantir o direito às peculiaridades de seu espaço de produção, sua sobrevivência e seu estilo de vida.
De dentro de álbuns antigos, foram retiradas velhas fotografias de uma cidade dinâmica e alegre. Das lembranças atiçadas pelas postagens de cada um que participa e se interessa pelo tema, a constatação de que Xapuri regrediu em seus aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e urbanísticos. Já ouvi de alguém que “Xapuri é uma cidade de velhos”. Deve-se, certamente, a uma observação prá lá de superficial.
Após a postagem de uma foto do interior do Ponto Chic (hoje Assemux), Aldenor Ferreira sugeriu seu tombamento e sua restauração a seu estado original. Obviamente a idéia, no fogo das emoções, pareceu excelente. Mas a restauração, apenas em seu aspecto arquitetônico, não atende às atuais demandas daquela cidade e não poderia se tornar apenas uma estrutura física a requerer cuidados e despesas dos cofres de uma combalida Prefeitura.
O desdobramento da idéia, na busca de contornar este obstáculo, foi acomodar no espaço a ser restaurado, um museu para acesso à história xapuriense, em face do volume de fotografias, contos, “causos”, acontecimentos e fatos que sobrevivem apenas em acervos particulares e na memória das pessoas, e que foram alinhavando as conversas dentro da rede virtual. Restou a percepção do tamanho e riqueza do material que está fora do alcance das pessoas.
Cobrando-se ingressos aos visitantes, o museu garantiria uma renda para sua manutenção. Quanto maior o acervo; tanto maior deverá ser o tempo em visita a Xapuri. Assim o ilustre visitante necessitará de acomodações nas pousadas, alimentação nos restaurantes, injetando dinheiro novo e externo à economia local. Todos ganham.
Muitas foram as colaborações com novas idéias – alguém sugeriu a transformação de Xapuri em Cidade Cultural – e formou-se consenso em que o Ponto Chic restaurado, deveria tornar-se um Centro Cultural que abrigasse: museu, escola de teatro e música, centro de convenções e de divulgação de sua culinária, salão para bailes e reuniões. Taxas pelo seu uso devem ser cobradas, para ajudar em sua manutenção.
Mas, para obter sucesso nos convites a visitantes e turistas que passam no Entroncamento em direção a outras localidades, é necessário bem mais que um museu dentro de um belo espaço restaurado, por mais abrigo que forneça as atividades culturais.
Xapuri precisa oferecer um leque de atrações para que o visitante desfrute de lazer, cultura e entretenimento. Assim se consegue fazer com que as pessoas prefiram sair de sua rotina e passar um final de semana agradável em um lugar diferente: dando-lhes opções.
Só um Inventário Turístico é capaz de fornecer as informações necessárias.
Parte do grupo que compartilha informações pelo facebook já se reúne em Xapuri e iniciou as conversas com objetivo de refletir sobre a atual situação daquela cidade e a busca de alternativas – as idéias elencadas neste texto já são frutos deste momento novo – e pretende adquirir identidade jurídica, talvez como uma ONG, para colaborar com a administração pública na solução dos problemas xapurienses. Para o grupo, está clara a necessidade de trabalhar em parceria com a Prefeitura. Sem seu apoio e consonância; todo esforço será vão.
Os que desejarem colaborar mais diretamente são bem-vindos, mas com uma ressalva: após as deliberações e encaminhamentos, cada membro sai com uma tarefa ou incumbência a seu encargo. Não tem moleza! O que tem muito é trabalho.
Xapuri tem jeito, sim. Mas o jeito, não é cruzar os braços!
Rubinho

Grifo Meu: Desde que estive com Rubinho, para realizar um ótimo Papo Xapuriense, venho procurando me manter informado e envolvido com esse grande projeto. Sou um entusiasta da idéia, vejo nela a oportunidade que todos esperavam para dar sua real contribuição num processo de construção de uma Xapuri melhor.
Criar um grupo, montar e discutir projetos, envolver as pessoas para juntos decidirmos os rumos de uma cidade é algo fantástico e talvez inédito. Uma cidade em que todos participem das decisões é uma cidade em que todos serão responsáveis pelos erros e acertos, chega de ficar sentado em cima de tanto marasmo, é chegada a hora de participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário