SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



sábado, 31 de março de 2012

A materialização da política "Vianista"


Polêmico desde os tempos em que o gramado era seu local de trabalho, o deputado federal Romário (PSB-RJ) soltou o verbo numa entrevista na noite de quinta-feira, 29, no programa Boa Noite Rio Branco, da TV Rio Branco, canal 8, repetidora do SBT, no Acre.
O “Baixinho” não poupou críticas ao boicote do governador Tião Viana (PT), na realização do jogo das estrelas para arrecadar donativos aos desabrigados pela cheia do Rio Acre.
No bate-papo com o apresentado Archibaldo Antunes, Romário destacou seu trabalho em defesa as ações da Apae. De acordo com ele, uma das principais bandeiras de seu mandato, como deputado federal é ajudar a entidade.
O ex-jogador falou ainda, das campanhas de combate a droga e recuperação de jovens dependentes químicos. Sobre sua carreira política, Romário afirmou que tem sido um grande aprendizado, sua convivência na Câmara Federal.
Em relação ao jogo das estrelas, realizado no estádio da Federação de Futebol do Acre, o Baixinho deixou claro seu despontamento com as autoridades estaduais.
“O motivo maior da minha vinda ao Acre é angariar doações e ser solidário as pessoas. Uma coisa que é triste em tudo isso é a atitude do governador do Acre, ir à imprensa e dizer que tudo que for arrecadado neste jogo, não será bem vindo para o Acre, principalmente para as pessoas que precisam”, declarou Romário.
Continuando seu desabafo, o deputado que participar deste mesmo tipo de evento para ajudar em vários estados, mandou um recado ao governador Tião Viana.
“Quero aproveitar a oportunidade para dizer ao governador, que a gente vem aqui, para estender a mão, porque é uma obrigação nossa, não só como políticos, mas como brasileiros. Eu, independente de ser político ou deputado federal, sempre fiz isso, na minha vida e faço agora com o coração. Eu e muitos outros poderíamos estar em outro lugar, mas entendemos que as pessoas aqui precisam da gente. Então, viemos aqui trazer paz, alegria e amor”, enfatiza Romário.
Mesmo com a intervenção do apresentador, que disse que não seria assessor do governador Tião Viana, mas garantia que deveria haver algum mal entendido, o Baixinho concluiu sua opinião em relação ao boicote anunciado ao jogo das estrelas, pela administração estadual.
“Essa atitude do senhor [Tião Viana] infelizmente é uma atitude que, particularmente, como um político novato e, tendo o senhor como um dos grandes políticos de nosso país, tomar uma decisão dessas é até feio”, desabafou.
O apresentador, Archibaldo Antunes reafirmou que deveria haver um mal-entendido, porque a administração estadual saberia da importância do evento. “O governador Tião Viana, trabalhou muito no período da enchente, eu acho que houve um mal-entendido. Isso provavelmente, ainda vai ser esclarecido”.
Respondendo ao apresentado, Romário enfatizou: “Tomara que eu esteja equivocado, porque pode ter sido um mal-entendido. Se isso é verdade, eu não consigo entender”.

TRANSMISSÃO PROIBIDA

A partida de futebol das estrelas não foi transmitida por nenhum órgão de comunicação oficial do Estado do Acre. De acordo com informações de funcionários da Rádio Difusora, o Governador Tião Viana teria proibido a transmissão do Jogo beneficente. Ainda segundo, o funcionário da Rádio Difusora, o jogo não aconteceu no Estádio Arena da Floresta, por imposição do Governo do Acre, que não queria dar publicidade ao avento promovido pelo senador Sérgio Petecão (PSD), que faz oposição a atual administração.

Ray Melo,
da redação de ac24horas

Pequeno Comentário meu: Essas atitudes totalitárias, perseguidoras e infames, são a verdadeira materialização do modo de fazer política dos Vianas. A sorte dos que organizaram o evento é que o governador é o Tião, se fosse o Jorge teria fechado até o aeroporto.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Opinião:


O texto abaixo foi enviado pelo amigo xapuriense Éden Mota.

ELA PODERÁ SER A DIFERENÇA

Estive de passagem por Xapuri na última quarta-feira e pelas ruas da cidade as conversas giram em torno da sucessão eleitoral vindoura, onde irá ser eleito o novo (ou velho) mandatário xapuriense. As conversas giram em torno de quatro candidaturas: PT (situação), PSDB, PSDC e PSB.
Não há a necessidade de ser nenhum cientista político para saber que nos moldes em que se delineiam a disputa eleitoral vindoura - com os partidos oposicionistas divididos - a vitória mais uma vez ficará com o partido da situação (PT), por uma questão muito simples: os votos petistas são cativos, melhor esclarecendo, não se dividem, enquanto os votos da oposição se esfacelam, dividem-se e em consequência vem a derrota na urnas.
No entanto, todo esse quadro pode mudar se a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri Dercy Teles resolver ser candidata. A sucessão eleitoral pode tomar um novo rumo.
Dercy Teles é a única pessoa hoje em Xapuri, capaz de entrar nessa disputa e fazer o maior estrago com a situação e se levar consigo um vice que tenha uma boa afinidade com os votos da zona urbana, pode começar a dar dor de cabeça em muita gente e quiçá ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura Municipal de Xapuri, o que seria um fato histórico aos moldes da atual mandatária do País.
Não podemos esquecer um fato excepcional conseguido por Dona Dercy Teles que foi conseguir vencer contra tudo e contra todos a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, reduto da situação. Desta forma Dercy Teles, dentre todos os candidatos oposicionistas é a única capaz de retirar votos de dentro da situação pela sua história e pela sua afinidade com os trabalhadores rurais.
Com a Dercy no páreo a disputa entre situação e oposição fica exatamente igual.
Até agora Dercy Teles não se manifestou acerca de ser ou não candidata a Prefeita de Xapuri, mas os que se dizem políticos xapurienses comecem a colocar a barba de molho porque se Dercy Teles resolver lançar uma candidatura própria, vai azedar tudo. Esperem prá ver.

ÉDEN BARROS MOTA
é cidadão xapuriense.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Baixinho no Florestão


A Caravana para o Jogo da Solidariedade organizado pelo gabinete do Senador Sérgio Petecão desembarca em Rio Branco às 13h30 desta quinta-feira (29). Além do senador acriano, 09 deputados federais compõem o grupo que é coordenado pelo deputado mineiro, Julio Delgado [PSB-MG]. Está confirmada a presença do tetracampeão e deputado federal Romário [PSB-RJ] e do pugilista Acelino Freitas, o Popó [PRB-BA]. O tricolor Deley e o gremista Danrley também confirmaram sua participação do jogo da solidariedade, que acontece as 19h30 no Estádio Florestão, da Federação Acriana de Futebol.

Esta será a segunda partida oficial que o time organizado pelo deputado Julio Delgado faz na programação beneficente que eles desenvolvem em todo Brasil. O primeiro estado a receber a equipe foi o Maranhão. E quem pensa que os atletas não estão entrosados, se engana. O encontro todas às terças-feiras, em Brasilia é tão tradicional como o trancamento da pauta no Congresso.

O ac24horas falou por telefone na manhã de hoje com a assessoria do deputado Romário. Para o deputado o jogo é secundário, o objetivo, no caso do Acre é contribuir com as famílias que sofreram com a alagação. O senador Sérgio Petecão, que cuidava dos últimos detalhes para o embarque da caravana, disse que a festa será histórica.

- Esperamos que o povo do Acre vá ao Estádio e contribua com essa festa que servirá unicamente às famílias que sofreram com a alagação. Estou feliz pela sensibilidade dos companheiros do Congresso e desde já quero agradecer o empenho de todos na realização deste evento – disse Petecão.

Depois do desembarque no aeroporto internacional de Rio Branco, os deputados almoçam as 14h30 e se concentram para a partida que acontece as 19h30. Confira a lista de deputados estrelas que compõe a caravana:

- Wanderley Alves de Oliveira, mais conhecido como Delei, deputado federal pelo [PSC/RJ) é um ex-futebolista que atuou pela Seleção Brasileira principal na vitória sobre o Uruguai em 21 de unho de 1984, tendo feito mais 7 jogos pela Seleção Olímpica do Brasil com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

- Danrlei de Deus Hinterholz, mais conhecido como Danrlei é um ex-futebolista que atuava como goleiro. Teve passagem marcante no Grêmio, onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Foi eleito para o cargo de deputado federal pelo estado do Rio Grande do Sul para a vigência de 2011-2014, tendo sido, no estado, o quarto candidato mais votado.

- Acelino Freitas, o Popó, transformou a sua vida através do Boxe, um esporte carente de estrutura no Brasil. Foi nesse cenário, sem incentivos e patrocínios, que Freitas disparou o seu país quatro vezes ao mais alto escalão internacional do Boxe, conquistando, de maneira inédita, quatro títulos mundiais, em duas categorias. Ele foi eleito deputado federal pelo PRB do Estado da Bahia.

- Romário de Souza Faria, mais conhecido como Romário é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, um ex-futebolista que atuava como atacante. Atualmente, é deputado federal do Rio de Janeiro, eleito pelo PSB. Conhecido popularmente como "Baixinho", o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama, clube com o qual é mais identificado: como jogador, passou em quatro diferentes momentos pela equipe, onde iniciou e encerrou a carreira como jogador. Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense.

Outros parlamentares que desembarcam na caravana:

- Deputado federal Domingo Sávio [PSDB-MG]
- Deputado federal Julio Delgado [PSB-MG]
- Deputado federal Fabio Faria [PSD-RN]
- Deputado federal Renan Filho [PMDB-AL]
- Deputado federal Davi Alcolumbre [ DEM-AM]
- Deputado federal Sebastião Balareche [PDT-AM] este é o único que tenta bilhete de retorno e ainda não confirmou embarque.

Romário faz visita especial a Associação de Pais e Amigos Excepcionais do Acre – APAE

O deputado federal Romário vai fazer uma visita especial à sede da APAE em Rio Branco. Romário tem uma filha com Síndrome de Down que chama-se Ivy. A visita está confirmada para as 14h30 da quinta-feira (29). Em Campina Grande, o craque e deputado federal participou do Projeto “Ajuda APAE” com a realização de um jogo beneficente em prol da entidade.

Jairo Carioca

domingo, 25 de março de 2012

AVISO:

Amigos e leitores assíduos do blog não param de cobrar por atualizações e postagens novas sobre a querida Xapuri, o que demonstra que este singelo espaço se tornou uma das referências on-line quando se procura notícias e acontecimentos da princesinha. Alguns e-mails cobram o motivo de o blog ficar "tanto tempo" sem atualizações, outro leitor-amigo mais desesperado pergunta se por acaso eu teria encerrado o blog.
Pois bem, em respeito a todos que acessam frequentemente o "Maxsuel Xapuri" gostaria de dar duas breves notícias: A primeira é que não, o blog não encerrou suas atividades, nem tem a intenção de fazê-lo. A segunda é que o motivo pelo qual não venho atualizando este espaço é que estou em fase de conclusão de minha preparação para prestar um concurso público, o que vem ocupando quase que 100% do meu tempo.
Peço a compreensão e paciência de todos, pois, pelo menos até o dia 06 de maio (data provável da prova), as atualizações continuarão escassas, mas não inexistentes, sempre que sobrar um tempinho estarei postando algo sobre nossa querida Xapuri.

domingo, 11 de março de 2012

Bodão e Mengão

O fim de semana trouxe muitas alegrias pra esse blogueiro, principalmente no âmbito esportivo. Na noite de sábado, acompanhei com muita apreensão o 28º Shooto Brasil, onde nosso campeão Francimar Bodão finalizou seu adversário ainda no primeiro round da oitava luta da noite. Bodão entrou na luta confiante, mostrou uma técnica de chão apurada e quando o pescoço do adversário sobrou e a guilhotina encaixou foi só alegria.
Na tarde do domingo, ainda me recuperando da ressaca pela comemoração da vitória de Bodão, foi a vez de assistir ao clássico mais tradicional e charmoso do planeta, o Fla-Flu comemorava 100 anos e mesmo com os times desfigurados não perdeu em emoção, no final o Mengão riu por último, batendo o Flu pelo placar de 2 X 0.

sábado, 10 de março de 2012

Bodão confiante para luta de logo mais



Texto de Erik Engelhart

O Clube Hebraica, situado em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, receberá nesse sábado a partir das 20h, a edição de número 28 do Shooto Brasil. Serão nove lutas, destaque para o combate entre o brasileiro Carlos Eduardo “Cachorrão” e o argentino Angel Orellana, que fazem a luta principal da noite. A pesagem aconteceu nessa sexta-feira (9), no restaurante Le Brants, no Flamengo, e Gilmar Manaus, adversário de Leo Santos não compareceu. André Pederneiras explicou a ausência, mas ainda procura adversário para o atleta da Nova União.

“Com certeza vai ser casa cheia porque as lutas estão prometendo e as expectativas são as melhores possíveis. Nós recebemos a notícia do técnico do adversário do Leo Santos pela manhã de que o rapaz estava passando mal e foi parar no hospital para entrar no soro e a luta acabou caindo de última hora. Vamos tentar conseguir um atleta em cima da hora e talvez a gente não consiga um atleta de tanta expressão, mas estamos correndo atrás para o Leo não ficar sem luta”, disse Dedé.

Um dos destaques da noite será Francimar Bodão, que conquistou nove vitórias em suas últimas dez lutas e terá pela frente Falco Tetelo. Bodão está confiante e se depender dele a peleja acabará antes do tempo regulamentar.

“Conheço pouco do meu adversário, mas sei que ele vai pra porrada, porque é um striker e acredito que o nosso jogo casa porque sempre busco nocaute e minha luta é sempre em pé. Espero mais um nocaute na minha carreira e se depender de mim essa luta não vai para a decisão dos juízes”, garantiu Francimar.


CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Shooto Brasil 28
Hebraica, Laranjeiras, Rio de Janeiro
Sábado, 10 de março de 2012

- Carlos Eduardo enfrentará Angel Orellana;
- Francimar Bodão enfrentará Falco Telelo;
- Leo Santos enfrentará adversário a definir;
- Leandro Athaide enfrentará Ricardo Silva;
- Fernando Bruno enfrentará Carlston Lindsay Harris;
- Raoni Barcellos enfrentará Vitor Pitanga;
- Hermerson “Tigrinho” Hubaldo enfrentará Rivanildo Jr;
- Danilo Brasília enfrentará Mauricio Facção;
- Francisco Pezzi enfrentará Daniel Araujo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Xapuriense no Octógono do Shooto Brasil 28


Está programada para amanhã, 10/03, a participação do lutador xapuriense Francimar Bodão, na 28ª edição do Shooto Brasil, evento de MMA nacional, organizado pelo grande mestre André Pederneiras. Em uma das lutas principais da noite, nosso Bodão enfrentará o português Falco Telelo, na categoria até 93kg, atualmente Bodão é recordista no esporte, com o título de nocaute mais rápido da história do MMA.
A única forma dos xapurienses verem o ídolo em ação é através do canal por assinatura Combate, que irá transmitir o evento direto do Rio de Janeiro, a partir das 20:00h no horário do Acre.
As informações na internet sobre a participação de Bodão ainda são desencontradas, a página do canal Combate não cita a luta entre as que serão realizadas no card principal, porém, vários sites e blogs especializados em lutas confirmam a presença do xapuriense no octógono. Se confirmada, a presença de Bodão num evento de tamanha grandiosidade será a chance de vermos mais um xapuriense brilhando em sua área, é ficar na torcida e quem não tem tv por assinatura que procure imediatamente um lugar pra assistir e torcer por nosso campeão.
Se cuida portuga, que o Xapuriense é casca grossa e vai passar o carro.

sábado, 3 de março de 2012

Grupo "Filhos e Amigos de Xapuri" se mobiliza nas redes sociais


AMIGOS DE XAPURI

Algumas pessoas, através de contatos pela rede social facebook, começaram a discutir os problemas que há muito tempo fazem de Xapuri um lugar esquecido, apesar de toda notoriedade alcançada, há algum tempo, pela organização da luta dos seringueiros na busca de garantir o direito às peculiaridades de seu espaço de produção, sua sobrevivência e seu estilo de vida.
De dentro de álbuns antigos, foram retiradas velhas fotografias de uma cidade dinâmica e alegre. Das lembranças atiçadas pelas postagens de cada um que participa e se interessa pelo tema, a constatação de que Xapuri regrediu em seus aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e urbanísticos. Já ouvi de alguém que “Xapuri é uma cidade de velhos”. Deve-se, certamente, a uma observação prá lá de superficial.
Após a postagem de uma foto do interior do Ponto Chic (hoje Assemux), Aldenor Ferreira sugeriu seu tombamento e sua restauração a seu estado original. Obviamente a idéia, no fogo das emoções, pareceu excelente. Mas a restauração, apenas em seu aspecto arquitetônico, não atende às atuais demandas daquela cidade e não poderia se tornar apenas uma estrutura física a requerer cuidados e despesas dos cofres de uma combalida Prefeitura.
O desdobramento da idéia, na busca de contornar este obstáculo, foi acomodar no espaço a ser restaurado, um museu para acesso à história xapuriense, em face do volume de fotografias, contos, “causos”, acontecimentos e fatos que sobrevivem apenas em acervos particulares e na memória das pessoas, e que foram alinhavando as conversas dentro da rede virtual. Restou a percepção do tamanho e riqueza do material que está fora do alcance das pessoas.
Cobrando-se ingressos aos visitantes, o museu garantiria uma renda para sua manutenção. Quanto maior o acervo; tanto maior deverá ser o tempo em visita a Xapuri. Assim o ilustre visitante necessitará de acomodações nas pousadas, alimentação nos restaurantes, injetando dinheiro novo e externo à economia local. Todos ganham.
Muitas foram as colaborações com novas idéias – alguém sugeriu a transformação de Xapuri em Cidade Cultural – e formou-se consenso em que o Ponto Chic restaurado, deveria tornar-se um Centro Cultural que abrigasse: museu, escola de teatro e música, centro de convenções e de divulgação de sua culinária, salão para bailes e reuniões. Taxas pelo seu uso devem ser cobradas, para ajudar em sua manutenção.
Mas, para obter sucesso nos convites a visitantes e turistas que passam no Entroncamento em direção a outras localidades, é necessário bem mais que um museu dentro de um belo espaço restaurado, por mais abrigo que forneça as atividades culturais.
Xapuri precisa oferecer um leque de atrações para que o visitante desfrute de lazer, cultura e entretenimento. Assim se consegue fazer com que as pessoas prefiram sair de sua rotina e passar um final de semana agradável em um lugar diferente: dando-lhes opções.
Só um Inventário Turístico é capaz de fornecer as informações necessárias.
Parte do grupo que compartilha informações pelo facebook já se reúne em Xapuri e iniciou as conversas com objetivo de refletir sobre a atual situação daquela cidade e a busca de alternativas – as idéias elencadas neste texto já são frutos deste momento novo – e pretende adquirir identidade jurídica, talvez como uma ONG, para colaborar com a administração pública na solução dos problemas xapurienses. Para o grupo, está clara a necessidade de trabalhar em parceria com a Prefeitura. Sem seu apoio e consonância; todo esforço será vão.
Os que desejarem colaborar mais diretamente são bem-vindos, mas com uma ressalva: após as deliberações e encaminhamentos, cada membro sai com uma tarefa ou incumbência a seu encargo. Não tem moleza! O que tem muito é trabalho.
Xapuri tem jeito, sim. Mas o jeito, não é cruzar os braços!
Rubinho

Grifo Meu: Desde que estive com Rubinho, para realizar um ótimo Papo Xapuriense, venho procurando me manter informado e envolvido com esse grande projeto. Sou um entusiasta da idéia, vejo nela a oportunidade que todos esperavam para dar sua real contribuição num processo de construção de uma Xapuri melhor.
Criar um grupo, montar e discutir projetos, envolver as pessoas para juntos decidirmos os rumos de uma cidade é algo fantástico e talvez inédito. Uma cidade em que todos participem das decisões é uma cidade em que todos serão responsáveis pelos erros e acertos, chega de ficar sentado em cima de tanto marasmo, é chegada a hora de participar.