SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Demorou, mas... Chegou, Chegou Carnaval em Xapuri


A novela sobre a realização ou não do carnaval popular em Xapuri teve um final feliz, ao menos para os foliões que estavam sem opção e na torcida pelo acontecimento da festa. Em texto publicado no blog do Raimari, o radialista xapuriense Josenir Oliveira presta todos os esclarecimentos:

"O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, não imaginava que a decisão de não realizar em sua cidade a maior festa popular do Brasil fosse causar tanta repercussão. Na semana passada, a prefeitura havia confirmado que não realizaria a festa momesca, depois de concluir que os gastos seriam enormes e que a atual situação financeira da prefeitura inviabilizaria o evento.

Mas os amantes e adeptos do carnaval, que não são poucos em Xapuri, iniciaram um verdadeiro bombardeio nas redes sociais – principalmente no Facebook - com postagens contra a decisão da prefeitura e pedindo a realização da festa. Também era notório o descontentamento de foliões nas conversas de esquinas e nas chamadas “rodas de amigos”.

Depois de ouvir uma enquete no programa Tarde de Emoções, apresentado por mim na Rádio Educadora 6 de agosto de Xapuri, o prefeito resolveu se manifestar. A pergunta feita aos ouvintes era: você é a favor ou contra a decisão da prefeitura de não realizar o carnaval de rua em Xapuri? Marcinho Miranda escutava o programa em seu carro quando resolveu telefonar e pedir espaço para dar boa noticia pra população.

Ao chegar nos estúdios da rádio, o prefeito explicou o porquê de ter voltado atrás em sua decisão:
“Resolvemos não fazer o carnaval por que estávamos e estamos com pouco recurso para a realização da festa. As bandas estavam cobrando muito caro e o aluguel da aparelhagem também não estava em conta. Portanto, iríamos gastar além do que poderíamos nesse momento, não podemos fazer contas altas e não poder pagar depois. Mas com a não realização da festa em várias cidades do estado, muitas bandas iriam ficar sem trabalho neste carnaval, e foi esse o grande motivo de voltarmos atrás em nossa primeira decisão. Não falarei o valor exato, mas as bandas que tocarão em Xapuri, agora virão pela metade do preço inicial, o que aconteceu também com a aparelhagem”, enfatizou o prefeito.

O nome das bandas que irão embalar o carnaval de rua em Xapuri ainda não foram divulgados, mas serão três: uma de Rio Branco, outra de Brasiléia e mais uma de Xapuri.

“Já estamos conversando com as bandas e está quase tudo certo para que elas venham tocar na quina carnavalesca”, disse.

Marcinho Miranda acrescentou que a preocupação agora será com relação à segurança, uma vez que Xapuri será a única cidade do Alto Acre a realizar o carnaval.

“Xapuri vai inflar durante os dias de festejo, pois muita gente vai vir de outras cidades e temos que nos preocupar em oferecer segurança a todos. Vou conversar com o comando da Polícia Militar em Xapuri e vou também pedir apoio ao Governador Tião Viana para disponibilizar um efetivo de policiais de Rio Branco para dar apoio aos de Xapuri”, finalizou."

Joseni Oliveira é locutor da Rádio Educadora 6 de Agosto e repórter do Sistema Público de Comunicação do Acre.

Grifo meu: A não realização do carnaval popular em Xapuri gerou intensos debates nas redes sociais. Muitos criticando pelo simples prazer de criticar e falar mal, sobre esses nem vou me alongar. Me alongarei falando dos que deram idéias, levantaram discussões pertinentes, citaram  alternativas que buscavam soluções para os problemas alegados pela nova administração, esses são os xapurienses de valor e é com estes que quero estar dividindo a alegria na quina carnavalesca de nossa velha princesa.
Aos foliões de outros municípios, fica o convite: Venha passar o carnaval com a família xapuriense, a cidade é agradável e as pessoas acolhedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário