SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TRABALHO ESCRAVO EM XAPURI


Essa é de doer, em pleno século XXI, quando fazem mais de 122 anos que a princesa Isabel assinou a abolição da escratura, o Ministério Púlico Federal oferece denúncia de trabalho escravo no Acre, e logo na nossa querida Xapuri, símbolo histórico da luta pela liberdade do nosso bravo povo. O denunciado, que pelo que consta na denúncia se acha um verdadeiro "senhorzinho de escravos", é o pecuarista Alexandre Menini Vilela, dono da fazenda Jaborandi, localizada na zona rural de Xapuri.
Segundo a denúncia, quatro trabalhadores eram mantidos sob regime de trabalho humilhante e degradante, cumprindo uma jornada de trabalho exaustiva sem ter tempo para descançar ou se alimentar, numa rotina cumprida todos os dias das 06 às 17 horas. Os trabalhadores não contavam também com equipamentos de proteção para o trabalho, nem com moradia adequada, os alimentos que possuíam eram poucos e mal condicionados e a água para beber e fazer a higiene pessoal era retirada de uma poça insalubre.
Ao que tudo indica os trabalhadores eram obrigados a permanecer na fazenda, o proprietário alegava a eles que os mesmos haviam contraído dívidas com o fornecimento de comida e materiais de uso pessoal, temerosos por suas vidas os quatro trabalhadores se submetiam a esse regime de trabalho forçado. Com a denúncia do MPF o pecuarista metido a "senhorzinho" vai ter que dar explicações à polícia, se condenado pode pegar até 08 anos de cadeia, o que na minha sincera e humilde opinião é algo muito difícil de aconter, os ricos não conhecem as cadeias do Brasil, por isso ocorrem essas situações, quem tem dinheiro acha que pode tudo, acha inclusive que pode obrigar seu semelhante a trabalhar como um animal de carga.
Fonte: MPF e ContilNet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário