SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Papo Xapuriense


O Papo Xapuriense está de volta. Após o sucesso do primeiro bate-papo realizado com o bom xapuriense Leônidas Badaró, o quadro recebe neste mês de agosto o prefeito da nossa querida Xapuri, Bira Vasconcelos.
Na noite fria e agradável do dia 02 de agosto, o prefeito me recebeu gentilmente na casa de seus pais, em Rio Branco. Na ocasião, Bira falou de sua trajetória, dos projetos, desafios e dificuldades que tem enfrentado ao longo desses dois anos e meio em que administra Xapuri.
Acompanhe a seguir os principais trechos desse bom papo xapuriense:
Maxsuel: Bira, pra começar, gostaria que você falasse um pouco da tua trajetória antes de se tornar prefeito de Xapuri.
Bira: Bem, eu nasci em Rio Branco, aqui nessa casa onde estamos conversando e como a maioria das crianças daquela época também tive uma infância modesta, humilde. Aos 15 anos eu saí de casa e fui fazer um curso de técnico agrícola. Quando voltei para Rio Branco, em 83, prestei um concurso público para a EMATER e graças a Deus passei em primeiro lugar, lá era um verdadeiro celeiro de política, o presidente era o Hélio Pimenta, que depois foi candidato a governador pelo PT, tinha ainda o Cacá, Monteiro, Zenilda, Marcão, enfim, muita gente politizada e trabalhando na questão da terra, fazendo os movimentos rurais, aí eu fui me envolvendo e entrei na política. Depois disso comecei a faculdade de agronomia na UFAC, lá eu ingressei no centro acadêmico de agronomia, fui presidente do centro, naquela época havia uma disputa muito forte entre PC do B e PT, tinha uma turma muito boa, Gérson Albuquerque, Carioca, Raimunda Sales, muita gente, e aí eu fui ingressando de vez nos movimentos sociais. E aí começa a minha história com Xapuri, fui pra lá a primeira vez como estagiário de agronomia junto com o Polanco, a Denise e o Fadel, fomos estagiar na cooperativa do sindicato, lá conheci o Chico Mendes e outros líderes do sindicato dos trabalhadores rurais. Depois disso, em 1990, recebi uma proposta do Conselho Nacional dos Seringueiros para trabalhar na reserva extrativista e aí nunca mais voltei. Fui secretário de agricultura do Júlio Barbosa, presidi o PT em Xapuri por seis anos, até que em 1999 o governador Jorge Viana me chamou pra trabalhar com ele aqui em Rio Branco e aí eu voltei e fui diretor da EMATER.
Maxsuel: Como surgiu o convite pra você ser candidato a prefeito de Xapuri e como você encarou essa mudança de técnico para político?
Bira: Então, o PT havia perdido a prefeitura de Xapuri por exatos 153 votos e o partido queria a prefeitura de volta. Pra isso o partido estava à procura de um candidato do PT que não tivesse muito a cara do PT, eu sou um técnico, nunca fui político e aí surgiu o meu nome. Mas é muito difícil essa mudança, pedir voto pros outros é fácil, mas você ter que vender tua própria imagem é muito difícil, principalmente por que, devido à má política praticada por alguns, ninguém acredita mais em ninguém. Mas, graças a um trabalho sério do PT, da Frente Popular, do governador Jorge Viana, que se esforçou muito pra que eu fosse eleito, e graças ao povo agente conseguiu se eleger.
Maxsuel: E como foi essa tua chegada à prefeitura?
Bira: Bom, antes de chegar à prefeitura eu tive que me planejar, me preparar, afinal sou um técnico, e como técnico criei um planejamento, um plano de governo. Então criei um plano com 10 temas, agricultura, saúde, educação, esporte, cultura, lazer, enfim, 10 temas, e dentro desses temas fui traçando um diagnóstico do que estava acontecendo em Xapuri e apontando possíveis soluções e aí surgiu o plano de governo “Xapuri merece respeito”. Isso de certa forma me animou porque aquilo ali eu sabia fazer, elaborar um planejamento e seguir esse planejamento era a minha especialidade, tanto que meus discursos na campanha eram feitos com o plano de governo nas mãos. Se ia falar em educação, pegava o plano e dizia: vamos trazer o ensino superior para Xapuri, vamos melhorar os índices do IDEB, pois estávamos em último lugar, na saúde só vamos contratar médicos com CRM, na agricultura vamos trazer maquinas pra mecanizar, melhorar os ramais, no esporte vamos iluminar o estádio de futebol e apoiar os times, resgatar os times antigos, enfim, eu sempre sigo esse plano de governo, esse é o meu foco. Recebo algumas críticas de pessoas que queriam que as coisas acontecessem mais rápido, mas eu elaborei meu plano de governo pra ser executado em quatro anos e a minha esperança é que no final desses quatro anos a população possa me cobrar e eu possa mostrar que todo o plano foi cumprido.
Maxsuel: Em que condições você recebeu a prefeitura?
Bira: Olha, eu digo sinceramente que nem gosto de tocar nesse assunto, até porque fica parecendo que agente quer criticar outras administrações, mas é importante que as pessoas saibam. Só pra se ter uma idéia, quando assumi o município estávamos a 10 meses inadimplentes, isso significa que passamos 10 meses sem receber recursos federais, os postos de saúde estavam fechados desde dezembro, não havia sequer um médico nos postos de saúde, a coleta de lixo não era realizada, enfim, todos esses problemas e eu ainda tinha que tocar a cidade. No meu primeiro dia de trabalho, quando cheguei ao gabinete do prefeito, nem cadeira tinha pra eu sentar, só uma mesa e uns fios de telefone esticados, alguns papéis no chão e só. Aquilo para mim que era novo na política foi um baque, eu sentei na mesa, olhei pras pessoas que estavam comigo e quase fraquejei, mas respirei fundo e disse pra eles: temos muito trabalho a fazer e até hoje temos trabalhado dia e noite pra executar o plano de governo, de acordo com nossas possibilidades, conforme os convênios vão entrando, temos nos esforçado muito.
Maxsuel: Bira, dentro desse teu programa de governo, qual a realização que você já fez e que mais te traz orgulho?
Bira: Olha, eu já fiz muitas coisas que me dão orgulho. O programa de moradia de Xapuri me orgulha muito, nós já fizemos 28 casas e vamos entregar mais 50. A saúde também tá bem melhor em Xapuri, as pessoas recebendo remédios, todas as quartas-feiras tem atendimento na zona rural, todos os médicos tem CRM. Mas, de todas as realizações a que mais me orgulha é a chegada do ensino superior em Xapuri, a ida do IFAC vai mudar a história de Xapuri e eu batalhei muito pra isso, foram quase dois anos de conversas, reuniões, até que no dia 27 de dezembro de 2010, o presidente lula, saindo do governo, nos entregou a placa de inauguração. Foi preciso muita luta e muita coragem, nós doamos a Rita Maia, que era a maior escola que o município possuía, e isso não é pouca coisa. O IFAC é um instituto completo e vai ficar permanentemente em Xapuri oferecendo cursos técnicos e superiores pros nossos jovens, pra nossa população. Esse com certeza foi o meu maior feito à frente da prefeitura e eu acho que essa vai ser a marca da minha administração.
Maxsuel: Quais têm sido as maiores dificuldades que tu tens enfrentado para poder colocar em prática todo teu plano de governo?
Bira: Então, tem uma coisa básica em Xapuri que se funcionasse poderia alavancar a economia, a regularização fundiária. Eu tenho batalhado muito pra isso e vou conseguir regularizar Xapuri, já conseguimos a escritura das terras e ainda esse ano quero terminar essa regularização. Isso é muito importante porque, a partir do momento em que as pessoas tiverem o título definitivo de suas propriedades, vão poder fazer financiamentos, melhorar seus imóveis, buscar apoio financeiro pra ampliar seus negócios e isso ainda atrai novos empreendimentos. A Ronsy, por exemplo, está se instalando em Xapuri. Por que será que a Ronsy está indo pra Xapuri? Porque lá tem um Antonio Pedro, tem um Padre Cícero, tem um Zé Duarte, empresários do ramo da construção que vêm em uma crescente ampliação de seus negócios. Os Supermercados são outro exemplo, o Manoel revitalizou suas lojas, apareceu o União, o Vasconcelos, que vinha passando dificuldades, está lá surtido novamente, então a economia já começou a girar e a regularização fundiária vai ampliar ainda mais essa economia.
Outra dificuldade que tenho enfrentado é o entendimento da população. As pessoas acham que porque eu sou do PT e nós temos o Tião no governo e a Dilma na presidência as coisas pra mim são mais fáceis, e não são. As coisas não funcionam mais assim. Os tribunais de contas e muitas outras burocracias não permitem que eu receba recursos se não elaborar bons projetos e não estiver adimplente. Nós passamos por dificuldades, mas não somos os únicos, no Brasil existem mais de 3.500 municípios com menos de 20 mil moradores, e a maioria deles enfrentando problemas com dinheiro. A população de Xapuri precisa entender que somos um município pobre, onde 45% dos moradores vive na linha de pobreza. Esse grau de pobreza trava a economia local e nós temos tentado reverter esse quadro com a empregabilidade, seja na fábrica de taco, na de camisinha, realizamos um concurso público e temos tentado aquecer a economia pra criar geração de emprego e renda.
Maxsuel: Como você recebe críticas vinculadas em blogs e na imprensa que questionam sua administração? Críticas do tipo “Xapuri está uma merda”, “Xapuri é a terra do já teve”, “Xapuri não é mais a mesma”.
Bira: Eu recebo com muita maturidade, acho que as críticas fazem parte do jogo democrático. Inclusive já realizei uma reunião com os blogueiros da cidade para explicar a situação em que o município se encontra. Mas, algumas críticas são injustas. A verdade é que ainda colhemos os frutos da administração passada, que foi desastrosa. Além disso, Xapuri tem 106 anos e todos os problemas crônicos da cidade são creditados na minha administração, que tem apenas dois anos e meio. Eu digo com toda serenidade que estou sempre aberto ao debate, exerço um cargo público e por isso sempre estou na berlinda, mas o que eu queria é que as pessoas também noticiassem as coisas boas que acontecem em Xapuri, o debate tem que existir, as críticas também, mas os críticos também precisam enxergar que muita coisa boa está sendo feita em Xapuri. Ninguém noticia que nesses dois anos e meio nós geramos mais de 450 empregos, ninguém diz que hoje nós temos o maior pólo industrial do interior do estado, ninguém fala que, ao invés do jovem está de noite na praça, ele está estudando no IFAC ou trabalhando na fábrica de camisinha, que funciona 24 horas por dia, ou no estádio de futebol que foi iluminado por nós, ninguém publica que fizemos um concurso público no qual contratamos médicos, dentistas, psicólogo, pedagogos, enfim, respeito as críticas, só queria que as coisas boas também fossem citadas.
Maxsuel: Ano que vem é ano de eleição e a pergunta é inevitável: Você é o candidato natural do PT à prefeitura?
Bira: O PT tem em seu estatuto algo que agente chama de candidato nato e como existe reeleição no Brasil eu sou sim o candidato nato à prefeitura. Mas, uma candidatura minha à reeleição vai depender muito da execução do meu programa de governo e da aceitação da população. Como a parte de infra-estrutura está sendo realizada nesse ano, creio que a resposta do povo vai vim agora. Eu acho que vamos chegar com boas chances, as pessoas que estão empregadas em postos que agente criou, as que estão estudando no ensino superior que agente criou, as que passam pelas ruas que estamos arrumando, as que vão para a zona rural e percebem as melhorias nos ramais, enfim, acho que o sentimento dessas pessoas não é de revolta ou de reprovação. Espero que me vejam com eu sou. Sou uma pessoa que vivo pro meu trabalho, costumo dizer que tirei quatro anos da minha vida pra cuidar da vida dos outros. Se o PT e a frente popular decidirem que o meu perfil é o que eles esperam, eu estou disposto, mas também não vou forçar nada, se decidirem pelo nome de outro companheiro, eu também aceito numa boa.
Maxsuel: Pra finalizar, qual a mensagem que você deixa pro povo xapuriense que acessa o blog Maxsuel Xapuri?
Bira: A mensagem é que agente sempre tem que acreditar. Agente já foi tão maltratado por maus políticos que às vezes deixa de acreditar, acha que tudo não passa de falácia, de falsas promessas. Eu sou muito otimista, acredito muito no que faço, como prefeito eu levanto e vou deitar pegando porrada, todos os dias. Me inspiro num pensamento que diz que existem homens com olhos de mosca e outros com olhos de abelha. Os que têm olhos de mosca podem estar num lindo jardim, com belas flores e mesmo assim só enxergarão o que está estragado ou podre, ou seja, só enxergam as coisas ruins. Já os que têm olhos de abelha, poder estar num lixão, cheio de coisas podres e mal cheirosas, mas se houver uma única flor em cima do lixo eles conseguem enxergar e pousam direto em cima da flor. Eu tenho olhos de abelha, sempre procuro as coisas boas para me firmar e me fortalecer. Gostaria que o povo de Xapuri também olhasse com os olhos de abelha, existem muitos problemas em Xapuri, mas também existe muita coisa boa acontecendo e pra corrigir as coisas ruins estou trabalhando dia e noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário