SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rumos da política acreana e xapuriense.


A pouco mais de um ano das eleições que elegerão prefeitos e vereadores em todo o país, as articulações começam a se intensificar por todo o estado do Acre. Frente Popular e Oposição já começaram a escolher os possíveis nomes que encabeçarão as chapas e disputarão a preferência do povo acreano.
Na capital, a briga promete ser boa. Animado pelo resultado da última eleição, o tucano Tião Bocalom aparece como a única candidatura já certa e será a aposta da oposição para tomar a prefeitura de Rio Branco do PT. Além de Bocalom, os peemedebistas João Correia e Fernando Melo, devem disputar em convenção do partido quem será o candidato do PMDB, ou seja, é pouco provável que a oposição saia com candidatura única em Rio Branco.
Ainda falando da capital, a frente popular vive um dilema: a falta de nomes com cacife político suficiente pra bater de frente com Bocalom e sua turma. Se pensarmos que Tião, Jorge, Binho, Marina e Angelim estão fora da disputa, podemos observar que a frente popular não possui outros nomes que cheguem assustando, como havia em tempos não muito distantes. A candidatura que chegaria mais forte, em minha opinião, seria a da deputada Perpétua Almeida, mas, quem conhece o PT acreano e sua maneira de fazer política, sabe que seus catedráticos não abrirão mão de encabeçar a chapa, cabendo ao PC do B, como sempre, indicar o vice.
Em Xapuri, a largada também já foi dada. Se nada de excepcional acontecer, a disputa deve mesmo ficar entre Bira Vasconcelos X Marcinho Miranda. Marcinho é tratado por seus partidários como o “próximo prefeito de Xapuri”, como afirmou Tião Bocalom num seminário sobre política realizado há poucos meses em Rio Branco. Por sua vez, Bira Vasconcelos vem acelerando as obras de infra-estrutura no município, buscando melhorar a cada dia sua aceitação e popularidade. No “Papo Xapuriense” do mês passado, realizado com o prefeito Bira, ele foi enfático ao dizer: “Sou o candidato nato do PT para disputar a prefeitura em 2012”.
Além de Bira e Marcinho, uma terceira candidatura deverá surgir em Xapuri, mas, são tantos os nomes que são ventilados, que eu não me arriscaria a citar algum. Outro fato ainda não definido é a participação do deputado Manoel Moraes nas próximas eleições municipais, alguns apostam que ele será mero espectador, outros apostam que ele apoiará o prefeito Bira, afinal, o deputado integra a Frente Popular, há quem aposte ainda que ele vá apoiar a terceira candidatura, que nesse caso específico, seria a do ex-prefeito Vanderlei Viana.
Entre flores e espinhos, abraços e intrigas, a política acreana e xapuriense vai caminhando a passos largos rumo ao pleito de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário