SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



terça-feira, 26 de julho de 2011

RESUMÃO

Meu velho computador de guerra não suportou a pressão e parou de vez, por isso o blog não havia sido atualizado desde a última quinta-feira. Nesses cinco dias um turbilhão de coisas aconteceram, algumas boas, outras nem tanto.
Abaixo, segue um resumão do que melhor aconteceu de quinta pra cá:

No sábado começou a expoacre 2011. A tradicional cavalgada parou o segundo distrito da capital com a passagem das comitivas. Como em todos os anos, muitas figuras travestidos e encorporados de cowboys, mesmo sem ter sequer uma cabeça de pinto no pasto.

O Uruguai confirmou o favoritismo e papou a Copa América. Com um futebol envolvente, liderados por Forlan, os celestes não deram chance ao Paraguai, aquele mesmo que eliminou o Brasil. Papai Joel estava certo, há algum tempo o futebol brasileiro não passa de uma mentira. Que o diga Mr. Ricardo Teixeira.

Quem também ganhou foi a AMAX. A equipe, representante de Xapuri no campeonato acreano da segunda divisão, conseguiu emplacar sua primeira vitória, derrotando o São Francisco, em jogo realizado na capital.

Com o título "Chico Mendes: o homem da floresta", o governo do estado anuncia exposição sobre a vida e o legado de Chico Mendes, na biblioteca da floresta, em Rio Branco. No Acre é assim, Via Chico Mendes, Parque Chico Mendes, Bairro Chico Mendes, Exposições sobre Chico Mendes... mas tudo na capital. Em Xapuri, cidade onde Chico Mendes nasceu e morreu, as coisas não vão lá muito bem. Diante disso me pergunto: Já imaginaram se ao menos 20% dos recursos que entram nesse estado, através do uso do nome de Chico Mendes, tivessem que ser obrigatoriamente investidos em xapuri??? Nossa princesinha seria outra!! É uma idéia meu caro Manoel Moraes, você não é nosso representante no parlamento??

Por falar em Xapuri e em recursos, foram iniciadas as obras do programa "Ruas do Povo" em nossa cidade. Sobre esse assunto me chega um e-mail do valoroso conterrâneo Éden Mota, que se diz preocupado por não ter visto no projeto a parte de saneamento. A preocupação de Éden é pertinente, algumas obras realizadas em Xapuri já nos mostraram que não adianta enfeitar as ruas com tijolo sem fazer as partes de escoamento e esgoto. Não posso e nem quero acreditar que esse programa de pavimentação tenha deixado de lado a parte de saneamento. Se alguém da prefeitura ou do governo do estado quiser esclarecer essa questão, estamos aqui pra isso.

E a morte da Amy Winehouse?? Alguém tem alguma dúvida de que tenha sido overdose?? A inglesa se junta a outros astros do rock que também "se acabaram" aos 27 anos. Ainda bem que sou um roqueiro bem mais moderado e comportado.

Quarta tem Flamengo X Santos, belo duelo entre Ganso e Neymar X Ronaldinho e Thiago Neves. Quarta também é dia de show na expoacre, Jorge e Matheus prometem agitar a arena de rodeios.

Expoacre, Expoacre e Expoacre, é só no que se fala nos quatro cantos do estado.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

EXPOACRE 2011


O maior evento de negócios e entretenimento do estado do Acre terá inicio nesse fim de semana. A Expoacre 2011 acontece de 23 a 31 de julho, oferecendo à população acreana uma vasta programação.
Como nós, meros mortais, não iremos à expoacre para fechar grandes negócios, deixo abaixo apenas aquilo que nos interessa, a programação cultural:

Cultura, Diversão e Turismo no Parque
A área da cultura agora ficará junto à área de lazer e entretenimento infantil. No espaço haverá brinquedos infláveis, tenda da cultura destinada a apresentações teatrais, contação de histórias, filmes e brincadeiras. Outra novidade é a estrutura que está sendo montada pela primeira vez para receber o Eco Park, uma área dedicada ao lazer da família. O Eco Park é a mais nova opção para quem gosta de turismo, aventura e diversão. Sua estrutura conta com tirolesas, trilhas, arborismo, passeios e outras práticas de aventuras realizadas em lugares moderados e radicais. Além dessas práticas de aventura instaladas na Feira, um grande balão irá compor o cenário do Eco Park, fazendo vôos todos os dias da Feira.
O “Noites no Seringal” é um espaço nativo, localizado na Praça do Tacacá, destinado a apresentações de grupos de Forró Regional. O “Noites no Seringal” já virou tradição na Expoacre e todas as noites os forrozeiros fazem a festa, com muito arrasta-pé à moda antiga. Cerca de 200 músicos iniciantes e natos na estrada da música passarão pelo Palco Alternativo, direcionado às apresentações de duplas e/ou grupos musicais, nos estilos sertanejo e forró.

Sertanejo, Rock e Gospel na programação da Expoacre
A programação de shows da Expoacre 2011 já está definida. Cinco atrações estão confirmadas e devem proporcionar bons momentos para os amantes da boa música. Na programação constam estilos variados, que vão do sertanejo, passando pelo rock e pelo gospel. A primeira atração acontece no dia 27 de julho com a apresentação da dupla sertaneja Jorge e Matheus. Os dois se juntaram para fazer música em 2005 e, desde então, se tornaram fenômeno do estilo sertanejo universitário.
No dia 28 de julho, é a vez do show gospel com Thalles Roberto e Banda. Thalles é um cantor com estilo musical muito peculiar. Seu talento apareceu logo na infância quando se tornou solista de um coral gospel aos cinco anos de idade. Thalles Roberto integrou grandes grupos brasileiros em sua carreira antes de retornar à música gospel, entre eles estão Jota Quest, Ivete Sangalo, Luciana Melo, César Menotti e Fabiano e até Roberto Carlos.
O show do dia 29 de julho é com um dos ícones do rock nacional dos anos de 1980, a banda Capital Inicial. A banda tem 29 anos de carreira e já está no seu 12º disco. Os irmãos Fê Lemos, na batera, e Flávio Lemos, no baixo, plantaram a semente inicial da banda. Dinho Ouro Preto assumiria os vocais em 83. Hoje, a banda é referência quando se trata de rock nacional. Seu show trará as músicas já consagradas pelo público e aquelas que colocam o Capital Inicial como uma das bandas mais atuantes do cenário do rock no País na atualidade.
Adriana e Banda fazem o segundo show gospel da Expoacre no dia 30 de julho. Adriana é uma das mais importantes cantoras do gênero no Brasil hoje. Ela já gravou discos com composições do padre Fábio de Melo, Ítalo Villar, Dalvimar Gallo e Adelso Freire.
Gusttavo Lima encerra a programação no dia 31 de julho. O jovem cantor nascido em Minas Gerais se tornou revelação da música sertaneja. Ele disse se inspirar em Barrerito do trio Parada Dura, do qual é fã incondicional, e também nos artistas Gino e Geno, Chitãozinho e Xororó, Teodoro e Sampaio, Irmãos Freitas, Milionário e Jose Rico, Almir Sater, Tião Carreiro e Pardinho, Renato Teixeira, entre outros.
Fonte: Agência de Notícias

segunda-feira, 18 de julho de 2011

"DESABAFO"

O que está acontecendo com a velha princesa? As notícias que de lá chegam deixam cada vez mais partido esse meu coração xapuriense. Abaixo, segue na íntegra o texto do jornalista Silvio Matinello, um dos mais respeitados do Acre e diretor do jornal de maior circulação do estado, A Gazeta. Em algumas palavras o jornalista faz um desabafo que, sinceramente, me deixou entristecido e envergonhado.

Um desabafo:

* depois de alguns anos, voltei na última quarta-feira a Xapuri.

* A intenção era colher algumas informações para uma publicação sobre alguns detalhes que ficaram obscuros sobre Chico Mendes.

* Cheguei às 2 horas da tarde. Fui direto à casinha onde ele viveu e foi assassinado.

* A mesma casinha que no dia seguinte ao assassinato, chegamos o delegado Nilson Oliveira e eu e o sangue ainda estava escorrendo quente no assoalho.


* Passou por uma pintura nova nas cores originais, mas estava fechada.

* Fui ao Museu Chico Mendes, ao lado.

* Também fechado.

* Fui à Casa de Leitura Chico Mendes.

* Também fechada.

* Atravessei a rua e bati na porta da Fundação Chico Mendes.

* Ninguém respondeu. Fechada.

* Presumindo que ainda era cedo, hora do almoço, da sesta, fui a uma pousada a cerca de 300 metros, localizada na mesma rua.

* Às 4 horas, voltei e fiz a mesma peregrinação.

* Continuavam a casinha, o museu, a casa de leitura, a fundação, todos fechados.

* Lembrei, então, de ir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ao lado da Igreja matriz, para saber o que estava acontecendo.


* Também fechado.

* Para não perder a viagem, fui até à chamada Casa Branca, onde estão algumas peças de museu interessantes...

* ...como um pedaço de pão petrificado que os índios faziam e esqueciam quando se mudavam;

* um jornal antigo, de 1918, que saudava a visita de um americano na cidade e outras raridades.

* Merda! Também fechado.

* Voltei à pousada e o dono, enfim, explicou o que está acontecendo.

* Segundo ele, há meses que a casa, o museu, a fundação, a casa de leitura Chico Mendes estão fechados.

* Que frequentemente chegam turistas dos mais diversos países para visitar e perdem a viagem.

* Ele mesmo preparou um jantar para vários turistas estrangeiros, sob encomenda da Fundação Chico Mendes. Comeram, beberam, se fartaram.

* Até hoje, porém, ele não sabe a quem se dirigir para cobrar pelo serviço, porque não aparece ninguém.

* Programado para passar dois dias pesquisando, voltei pra casa, triste, desalentado, sangrando por dentro, mas também indignado.

* Não foi para acabar assim que eu e tantos outros passamos por todo tipo de privações, às vezes correndo até risco de morte, para apoiar, divulgar a luta de Chico Mendes.

* Contudo, ainda tenho esperanças que Ilzamar, que sempre a respeitei muito, corrija essa situação vexatória em memória do seu, do nosso Chico Mendes.

* Aos 37 da coluninha, data vênia pelo desabafo de um veterano jornalista que ainda acredita em utopias.

Silvio Martinello

OPORTUNIDADE


O IFAC/Campus Xapuri está com as inscrições abertas até sexta-feira, dia 22 de julho, para o projeto Pré-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão sendo oferecidas gratuitamente 120 vagas, distribuídas em três turmas de 40 alunos cada, sendo uma turma em cada turno.
O processo seletivo ocorrerá por sorteio público a ser realizado na segunda-feira, dia 25, às 14 horas no pátio central do Campus. Do total de vagas oferecidas, 40 são destinadas para alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Divina Providência.
“Em conversa com o diretor da escola, ficou acordado que a própria direção fará a seleção dos alunos que participarão do projeto no retorno às aulas do segundo semestre”, afirmou o professor de Matemática, Erasmo Menezes de Souza.
As aulas começam no dia 09 de agosto e se estendem até o dia 20 de outubro. Neste período serão enfocadas as disciplinas de Biologia, Matemática, Física, Química, História e Língua Portuguesa com ênfase em Interpretação e Redação.
“O Projeto Pré-ENEM realizado pelo IFAC/Campus Xapuri é também um instrumento para promover a prospecção de nossa instituição de ensino, além de fortalecê-la perante a comunidade xapuriense e ampliar a preparação dos alunos que realizarão o exame proposto pelo Ministério da Educação e que o IFAC aderiu (através do Sistema de Seleção Unificada - Sisu) como ingresso em nossos cursos superiores”, explicou o professor de Biologia, João Renato Martins.
Prof. Erasmo e Prof. Renato integram com as professoras de Química, Iusseny Vieira e Jordana Souza de Paula o grupo que está coordenando o projeto Pré-Enem do Campus Xapuri.
Eles argumentam que ao compreender os objetivos do Enem e compará-los a formação que o público-alvo tem ou teve, em Xapuri, observa-se um déficit curricular, quantitativo e qualitativo enorme. “Para muitos alunos, ex-alunos e não-concluintes do Ensino médio, disciplinas como Matemática, Física, Química e Biologia são ciências inatingíveis, inexplicáveis e sem aplicabilidade no cotidiano. Queremos mudar esses conceitos”, argumentam.
Serviço:
O que: Inscrições para o Pré-Enem
Onde: IFAC/Campus Avançado Xapuri (Rua Coronel Brandão, 1622 - Bairro: Centro.) com os técnicos administrativos Esmaily ou Mizael
Quando: Inscrições até o dia 22 de julho de 2011.
Sorteio de vagas no pátio Campus dia 25/07, às 14 horas.
Período do curso: 09/08 a 20/10/2011

Assessoria do IFAC/Contilnet

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A ESTRÉIA DA AMAX


O departamento técnico da Federação Acreana de Futebol confirmou o início do campeonato acreano da segunda divisão para este sábado, 16, no estádio Florestão, em Rio Branco. A partida de abertura está marcada para as 16:00h e será entre os times do São Francisco (Rio Branco) X Acreano (Rodrigues Alves).
Outro jogo que também será realizado no sábado vai mexer com o público xapuriense, o duelo envolve as equipes da Amax (Xapuri) X Vasco da Gama (Rio Branco). Aliás, os confrontos envolvendo times da capital X times do interior, prometem ser quentes neste campeonato e essa rivalidade certamente será um atrativo a mais para os torcedores.
A participação da Amax no campeonato acreano da segunda divisão é um verdadeiro presente ao povo de Xapuri, que após muitos anos vai ter a oportunidade de ver e torcer por um time do município numa competição estadual.
A partida terá início às 18:00h, e não tenho dúvidas de que o estádio Álvaro Felício Abraão estará lotado, o xapuriense é um apaixonado por futebol e há tempos carecia de oportunidades como essa, a recém inaugurada iluminação dará um charme a mais ao espetáculo. Gostaria de parabenizar a diretoria da Amax e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para tornar possível a participação do time neste campeonato, espero que iniciativas como essa se multipliquem e que cada vez mais o esportista xapuriense seja valorizado.
Nunca é demais lembrar que o time vencedor do campeonato da segunda divisão estará automaticamente classificado para a elite do futebol acreano no ano que vem. Torçamos então, para que a Amax faça uma bela campanha e, quem sabe, chegue ao título, seria impagável ver um time xapuriense disputando a primeira divisão, lá sim é seu lugar merecido.
Sorte aos jogadores da Amax, estamos com vocês.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

HEPATITE A

Más e preocupantes notícias chegam de Xapuri. O Departamento de Vigilância em saúde informa um possível surto de Hepatite A no município, o tipo mais comum da doença, mas que nem por isso deixa de causar preocupação nas autoridades e na população xapuriense. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, em menos de uma semana foram notificados vinte e três casos de hepatite, sendo que quinze deles já foram confirmados na área urbana.
Fontes da Secretaria de Saúde informam que técnicos já foram enviados ao município para tentar identificar o que pode estar causando esse surto da doença. Como os principais motivos causadores da doença estão ligados à falta de saneamento básico e higiene, as autoridades estaduais entraram em alerta, por saberem que saneamento básico é um dos grandes problemas enfrentados por Xapuri e pelos demais municípios do interior.
Fica o alerta aos irmãos xapurienses, lembrando que as medidas de prevenção contra a hepatite são, em geral, as higiênicas como lavar as mãos, usar água tratada, lavar os alimentos, entre outras.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Do blog do Rica Perrone.


Os clubes brasileiros são conhecidos, com razão, por serem burros e não conseguirem agir pelo bem do esporte que os sustenta. Se fossem sábios, ao invés de brigar dentro e fora do campo, se uniriam fora dele para impor limites e ver o futebol brasileiro crescer como um todo. Mas não farão.
Oportunidades são colocadas na mesa todos os dias, mas nenhum deles aproveita para ser gigante. Todos se contentam em ser apenas “clubes grandes”, não “grandes clubes”.
Quando colocada a Taça de Bolinhas em pauta, o São Paulo perdeu uma chance fantástica de ser diferente. Era só pegar, honrar o que assinou e criou, ir até o Flamengo e dar o que lhe é de direito. Mas não. Juvenal, que ignora o que ele mesmo assina, disse que não daria porque “o pessoal me mataria lá no clube”.
Justificativa que dá mais razão ainda ao Flamengo no caso. Mas, isso é apenas uma ocasião recente que uso para ilustrar o quanto o pensamento pequeno dos clubes brasileiros limitam o crescimento deles mesmos.
Hoje o Flamengo espera por Kleber, ídolo da torcida do Palmeiras, jogador colocado num patamar divino pelo técnico do clube e que acreditou ser um craque.
Não é. Nem em campo, menos ainda fora dele.
Tão burro quanto aqueles que o idolatram por ver “correria” e “pancadaria”, Kleber joga fora o único titulo que tem na vida: “Jogador querido pela torcida do Palmeiras”.
Porque ele é palmeirense como foi são paulino, como foi cruzeirense e amanhã, talvez, seja rubro-negro.
Se pensasse grande, e ainda esperamos que pense, o Palmeiras vai liberá-lo ainda hoje.
Se pensar gigante, o Flamengo vai retirar a proposta.
Primeiro porque ele não vale os 500 mil por mês. Segundo porque é um jogador de 28 anos (2 a menos que o Deivid) que não tem 15% do que o Deivid conseguiu na carreira.
E fica a maior pergunta de todas: Será o flamenguista tão cego ao ponto de preferir um atacante que corre igual louco sabendo estar investindo em algo que não lhe dará retorno?
Que retorno deu o Kleber a qualquer clube que o contratou?
Ele é um bom jogador, isso ninguém discute. Ídolo incontestável de organizada, pois faz parte delas. Ele bate, apanha, é maldoso e “não leva desaforo”. Pra torcedor isso não importa, mas pra organizada só isso importa.
Enquanto eu comentar futebol, considerarei o Kleber um bom jogador, e só.
O que ele está fazendo com a camisa do Palmeiras é ridículo, covarde e oportunista.
Ele foi colocado na situação de fazer isso pelo Felipão e pela torcida do Palmeiras, que enxerga num gladiador um craque. Acho que a própria história do clube já mostrou a estes que craque não entra em campo pra lutar, mas sim pra jogar bola.
Espero pouco do Palmeiras neste caso, pois se oferecem aumento pra quem age desta forma, se idolatram quem falta no clássico e se acham que outro clube não teria como pagá-lo, tão brilhante ele é considerado, acho difícil esperar alguma coisa menos medíocre do que dar o aumento.
Agora, na gávea há uma faca e um queijo na mesa. Se quiser ser enorme, agir como “grande clube” e não apenas um “clube grande”, é só ir a imprensa e dizer: “Por respeito ao Palmeiras, não aprovamos a postura do Kleber e por isso retiramos a proposta pelo jogador”.
Seja enorme, Flamengo! Retire a proposta pelo Kleber!
Aí sim, seríamos surpreendidos novamente.
Mas não seremos. Porque são todos iguais.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PARABÉNS, MEU AMOR.


Hoje é um dia muito especial pra mim, dia em que minha querida esposa, Sandra Lopes, comemora mais um aniversário, cheia de alegria, saúde e uma inconfundível beleza. Nesta data tão especial, só me resta parabenizá-la e agradecer por todo seu carinho, amor, dedicação e por me dar o imenso prazer de poder tê-la como companheira.
É muito bom estar ao seu lado, minha querida, espero passar todos os seus aniversários bem pertinho de ti. TE AMO e espero, sinceramente, que eu sempre possa fazê-la feliz.
Um beijão do maridão!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Falsos Revolucionários


Como já cantavam os Beatles: “Você diz que quer uma revolução. Bem, você sabe. Todos nós queremos mudar o mundo”. Já repararam quanta gente diz que tá tudo errado e que é preciso modificar a ordem do universo? Que se deve fazer isso e aquilo e, magicamente, todos os erros de séculos e séculos da humanidade serão acertados! Pois é, estes são os falsos revolucionários. Os críticos destrutivos, fáceis de achar no dia-a-dia. São pessoas que não querem fazer nada por ninguém, e sim ser apenas o Bam Bam Bam idealista na mesa de bar.
É engraçado como o mundo, em especial o Acre, está cheio de ‘apostas revolucionárias’ com pouco ou nenhum embasamento. Sério! Por que todo mundo quer dizer, e sempre, o que os outros precisam para melhorar de vida? Não dá para deixar eles falarem por si?
Para os falsos revolucionários, dar voz aos outros é um ultraje. Ter suas ‘idéias’ (que vêm de cópias fajutas que tiram de jornais e artigos na internet) refutadas é praticamente um crime. Nunca reconhecem que são humanos, que se enganam. Se algo dá errado, é porque eles já tinham antevisto o defeito. Se dá certo, eles é que propuseram a idéia anos antes.
Mas o que se esquecem é que mesmo as grandes revoluções do passado não nasceram prontas. Foram repletas de ajustes, de correções e não vieram do nada. Só dominaram o mundo quando partiram da aceitação popular para mudar regimes falidos. Nasceram do diálogo, da refutação, de propostas democráticas e, acima de tudo, de vários autores.
Se resolver grandes problemas sociais (como a corrupção, desigualdades, epidemias de doenças cíclicas, catástrofes naturais, inflação, preconceito, poluição, entre outros) fosse algo tão simples, coisa de um papo de boteco só, o mundo não teria tantos problemas. Seriam só flores, borboletas, arco-íris, sombra e água fresca. Contudo, as coisas não são assim!
Insistir em dizer aquilo que todo mundo já disse é fácil demais. Ineficiente demais. O difícil, o que vale para incitar mudanças, é fazer. É deixar discursos de lado e arregaçar as mangas. Os acreanos precisam distinguir a grande diferença entre ser um realista (apontar o que não está certo) e ser um egoísta do contra (criticar tudo aquilo, certo ou errado, que não tenha partido de si).
Portanto, o mundo não precisa de mais revoluções de falsários. De dar mais passos incertos. De boas idéias o planeta é sempre carente, mas de charlatões ele já está cheio. O mundo precisa de ações pra corrigir seus problemas. Gente que não busque méritos, mas sim ajudar ao próximo. Que resgate o debate dos erros de antes pra prevenir a sociedade de cair neles de novo.
A partir de agora, a decisão é sua: você é um realista ou é só mais um falso revolucionário, de araque?

Tiago Martinello

terça-feira, 5 de julho de 2011

Teria cobra no ninho dos tucanos??


O ninho dos tucanos anda agitado nos últimos dias, membros da executiva estadual e lideranças de vários municípios reagiram de forma veemente contra a atitude do Deputado Federal Márcio Bittar, que pediu a intervenção da executiva nacional do PSDB para alterar o calendário das eleições de diretórios no estado do Acre. Lideranças estaduais como o Deputado Estadual Major Rocha e o Secretário Geral do partido no Acre, Frank Lima, deram duras declarações repudiando o que consideram “uma puxada de tapete”, por parte de Márcio Bittar.
Segundo matéria do site AC 24 horas, as lideranças do PSDB em Xapuri seguiram o coro do resto do estado, se mantendo contra a atitude de Márcio Bittar. A professora Edna Barbosa, líder do partido no município, teria feito a seguinte declaração: “Vamos com o Bocalom para onde ele arrumar sua mala, porque confiamos na sua pessoa.”
Marcinho Miranda, pré-candidato a prefeitura de Xapuri e menino dos olhos de Tião Bocalom, foi ainda mais duro e declarou: “Nunca vi se construir algo puxando o tapete dos outros. É muito fácil pegar uma casa construída e querer assumir como dono. Não aceitaremos esse tipo de intervenção.”
Esse é o cenário no PSDB às vésperas das eleições municipais do ano que vem. O partido está rachado ao meio, muito em razão da disputa pessoal entre Márcio e Bocalom pela candidatura à prefeitura de Rio Branco. Esperemos então para ver quem ganhará essa queda de braço, de um lado Márcio Bittar e seu prestígio junto a executiva nacional do partido, do outro Bocalom e o apoio que ele tem das principais lideranças locais, dentre elas os xapurienses Edna e Marcinho.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

FRIAGEM


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado do Acre teve a noite mais fria desse ano, durante a madrugada os termômetros marcaram temperatura mínima de 12 graus, mas os ventos constantes diminuíram ainda mais a sensação térmica. Temperaturas pouco acima dos dez graus podem não ser tão temidas assim em outras regiões do país, mas no Acre, onde o sol e o calor reinam o ano todo, se baixa dos vinte graus todos já se encapam e pulam debaixo dos cobertores, é a temida e famosa “friagem”.
Ao conversar com amigos e familiares de Xapuri fui informado que por lá a friagem tá de “rachar o beiço” e que os mais nervosos e dramáticos já estão até temendo pela vida dos mais velhinhos. Lembro-me bem que a querida Xapuri, já pacata em dias de temperaturas normais, fica ainda mais deserta em noites de frio, a grande maioria da população prefere curtir o friozinho na segurança e conforto de seus lares e camas.
Como acreano (com "E") e xapuriense do pé rachado já estou encapado dos pés à cabeça e também vou curtir o frio no conforto da minha cama, agarrado com meu "cobertor de orelha."
Uma semana calorenta e produtiva pra todos.