SEJAM BEM VINDOS AO BLOG

Este é o blog Maxsuel Xapuri, um espaço democrático onde são expostas e aceitas idéias e opiniões sobre os mais variados temas. Este espaço foi criado por vocês e para vocês, portanto, participe, acesse sempre e deixe seus comentários.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

JORNADA AMBIENTAL

Assessoria Ifac

A I Jornada Ambiental de Xapuri foi aberta com festa de inauguração do Campus Avançado de Xapuri.

O evento, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Xapuri, aconteceu na noite do dia 06 de junho, no pátio da unidade, com solenidade de autoridades, apresentações artísticas do Quinteto da Universidade Federal do Acre (UFAC), do Coral a Polícia Militar e exposições de quadros de Rosimar Holanda.

O Campus Avançado Xapuri é a primeira unidade em sede própria do IFAC. O imóvel foi doado pelo Governo do Estado e pelo Município no final do ano passado, possibilitando que a unidade recebesse além dos cursos técnicos, dois cursos superiores – Tecnólogo em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química.

Na solenidade de inauguração, o Diretor Geral do Campus, Prof. Sérgio Flórido, agradeceu a todos os parceiros que estão ajudando a alicerçar a unidade.

O Prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, fez o histórico desta parceria, destacou seus quatro planos de ordenamento municipal e lançou para o Campus do IFAC o desafio de puxar o “Xapuri Recicla”, a coleta seletiva do lixo da unidade.


O deputado federal, Sibá Machado, parceiro em trazer investimentos para educação profissional e tecnológica para o Acre, frisou que a instalação e ampliação do IFAC em Xapuri é uma agenda muito positiva para o município, pois os jovens não precisam mais mudar para a Capital para estudar.

Investimentos

O sonho do IFAC para Xapuri é ainda mais amplo. O reitor Prof. Marcelo Minghelli anunciou o investimento de mais de R$ 4 milhões para ampliação da unidade com a construção de biblioteca e laboratórios. “Vamos instalar o Núcleo de Inovação Tecnológica em Xapuri.

O Acre tem uma das maiores riquezas do mundo, que é a sua Biodiversidade. Investir em Educação, Ciência e Tecnologia é dar autonomia para esta população, reforçando sua identidade”, disse.

Ao final da solenidade a representante da Secretaria de Estado de Educação em Xapuri, Profa. Zilah Carvalho, entregou uma placa de homenagem ao reitor.

A aula inaugural dos novos cursos superiores foi ministrada pela Profª. Maria Cristina Madeira, doutora em Ciências Biológicas e Pró-reitoria de Ensino do IFAC. Ela abordou o tema Bioindicadores de Qualidade Ambiental.

Mais programação

A I Jornada Ambiental continua até o dia 30 de junho. Na terça, dia 07, o Prof. Dr. Ivonei Ottobelli, coordenador de Pós-Graduação do IFAC, falou sobre a I Mostra de Pesquisa e Inovação na Educação Profissional no Estado do Acre e nesta quarta-dia, dia 08, a equipe da Pró-reitoria de Extensão, coordenadora das ações junto ao Campus, lidera oficinas para falar sobre o IFAC e colher apontamentos com os seguimentos da produção, sociedade organizada e direção das escolas públicas no município.

Oficinas de extensão e uma gincana ecológica envolvendo a comunidade devem culminar com a passeata ecológica marcada para o dia 30 de junho, às 17 horas, no Centro de Xapuri.

Fonte: Contilnet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário