Xapuri é uma cidade mágica, de pessoas talentosas e inteligentes, terrinha boa de onde saíram alguns ícones brasileiros como Armando Nogueira, Jarbas Passarinho, Adib Jatene e Chico Mendes, pessoas que ajudaram a tornar a cidade conhecida mundialmente. Esses xapurienses certamente já cravaram seu nome na História brasileira, mas e pro futuro? O que podemos esperar dessa nova geração de filhos de Xapuri?
Ao pensar no cenário atual a resposta não é nada animadora. A juventude xapuriense está num estágio de coma profundo, totalmente alheia às realidades de Xapuri, do Brasil e do mundo, não existem debates, projetos ou lideranças que representem o movimento juvenil e seus anseios por mudanças na sociedade em que vivem.
Não estou dizendo aqui que a juventude xapuriense é desprovida de inteligência ou idéias, longe disso, só percebo que reina na cidade uma espécie de comodismo total, poucos jovens xapurienses gostam ou querem falar sobre política, desigualdades ou problemas enfrentados pela cidade. Falta ser dado nessa juventude um choque de realidade, além de consientizá-los de que a mudança e as soluções para os problemas enfrentados pela sociedade xapuriense estão nas mãos e nas cabeças de cada um deles.
Mobilidade, vontade, organização e união são alguns ingredientes fundamentais para se ter uma juventude atuante e com representação, pena que tais ingredientes estejam tão em falta na nossa querida Xapuri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário