A imagem acima, que num primeiro momento pode causar estranheza e boas gargalhadas, foi tirada nas dependências do estádio Alvaro Felício Abraão em Xapuri, era 07 de setembro de 2008 e como de costume estava acontecendo o famoso "peladão do 07", um dos eventos esportivos mais tradicionais de nossa querida cidade. No feriado em que comemoramos a independência, xapurienses de todas as colônias, seringais, colocações, fazendas, ramais e também os moradores da cidade que não tenham disputado os campeonatos oficias do município, competem no que seja talvez o maior campeonato de futebol amador do Acre.
Com muita alegria e simplicidade o estádio vai lotando, os caminhões não param de chegar de todos os lados, nos barrancos aportam os batelões abarrotados com os jogadores e suas torcidas, as arquibancadas ficam pequenas, gente na sombra, no sol, em pé, sentado, não importa, todos querem participar do evento ao qual esperaram o ano inteiro. É de emocionar a seriedade com que os jogadores vindos da zona rural encaram o torneio, tem uniforme completo, com exceção da chuteira que é proibida, aquecimento, oração e quando a bola rola prevalece aquela velha máxima já bem conhecida em Xapuri: "do pescoço pra baixo é canela".
No momento mágico do gol o time inteiro pula, grita, corre pra comemorar com a galera da arquibancada, uns se emocionam e contagiam a todos os espectadores com sua simplicidade, pureza de espírito e alegria. Curioso também são os nomes dados aos times, alguns bem conhecidos do público como o Tampa Azul, Chipamano, Serraria, Olho D'água, Os Galáticos, Chaimeira, só para citar alguns já que a média anual de times supera com folga a casa dos 50.
São centenas de homens, colonos, seringueiros, típicos moradores da zona rural de Xapuri, com uma vida dura, sofrida, mas que deixam de lado as dificuldades enfrentadas nas colônias e seringais pelo amor ao esporte e pela alegria de jogar no "campão" da cidade o peladão do 07, que de pelada só tem o nome, pois para esses humildes jogadores é o campeonato do ano.
No time da foto acima este blogueiro pegou uma vaguinha, sou o terceiro agachado da esquerda para direita, futebol não tenho tanto assim, mas espírito esportivo não falta.
Parabéns meu amigo pela postagem acima, gostei da foto se eu fosse um empresário investiria nesse time maravilhoso de tantos "craques" perdidos sem uma oportunidade de mostrar o que sabe fazer com a redonda.
ResponderExcluirGrande Abraço!
Harlei Kará
Parabéns, o texto é ótimo!!
ResponderExcluirO texto muito bom, como sempre, mas o time é ruim pra "dedéu". Borin e vc no ataque é quase uma dupla como Messi e Cristiano Ronaldo kkkkk
ResponderExcluirum grande e fraternal abraço xapuriense
Leônidas Badaró
Parabéns pelo texto, foi muito feliz. Essa é a primeira vez que acesso seu blog e gostei bastante.
ResponderExcluirUm grande abraço.
Roberval (Cangerê).
Esse time era ótimo Badaró,eu e a Lú é que pagavamos as bolas kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirParabéns pelo texto meu filho!
Beijos te amo!
SIMPLISMENTE MARAVILHOSO.....TEXTO NOTA 10 E VERIDICO...ABRAÇOS
ResponderExcluir